|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Amor!


Plano de Aula do Filme Amor! | Ficção | De José Roberto Torero | 1994 | 14 min | SP


Com esse divertido mas amargo panorama das muitas e diferentes visões que se pode ter deste sentimento que ocupa corações e mentes, é possível discutir com os alunos as diferentes formas que existem de demonstrar amor, afeto, carinho.




Objetivos
 produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros previstos para o ciclo, ajustados a objetivos e leitores determinados  escrever textos com domínio da separação em palavras, estabilidade de palavras de ortografia regular e de irregulares mais freqüentes na escrita e utilização de recursos do sistema de pontuação para dividir o texto em frases

Situação Didática
Etapa 1: Relembre com os alunos os diferentes gêneros textuais que eles trabalharam até o momento, como por exemplo dissertação, poema, poesia, narração, crônica, contos, etc Etapa 2: Antes de assistir ao curta-metragem "Amor!" com os alunos, explique que, durante o filme serão expostos trechos de diferentes histórias de amor, e peça para que cada um selecione a história que mais chamou a atenção. Etapa 3: Após assistir o curta, inicie uma roda de conversa e peça para que os alunos socializem suas impressões sobre o curta de uma forma geral. Etapa 4: A partir do filme, solicitar ao aluno que escolha um gênero textual que interprete e expresse sua visão sobre um dos trechos que foi apresentado. Ele pode escolher fazer uma poesia, um conto, uma crônica ou outro gênero que mais agradar. Etapa 5: Para socializar as produções dos alunos, peça para que eles se organizem em grupos de acordo com o trecho escolhido, e montem um livro virtual ou blog com as produções.


Pedagogo Autor do Plano de Aula
Caroline Franco


Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas
Nível: Ensino Superior