|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

O que você gostaria de inventar?


Plano de Aula do Filme Rua das Tulipas | Animação | De Alê Camargo | 2007 | 10 min |


Inventar o que? Inventar pra que? Cientistas trazem com seus experimentos e pesquisas todos os dias alguma novidade para nossas vidas. Seja um remédio, uma nova máquina, um equipamento, um alimento... Lá estão eles em busca de realizações que ajudem a tornar nossas vidas um pouco melhor do que são. Foi assim com tantas coisas, não é mesmo: aviões, automóveis, geladeiras, penicilina, aspirina, tecidos sintéticos, alimentos congelados, latarias, fertilizantes... A gama de possibilidades parece inesgotável e é fruto, certamente, da imaginação e pesquisa realizados por estes homens que por vezes julgamos malucos... Então, viva a maluquice!




Objetivos
Levar as crianças a perceber a ciência, a pesquisa, os experimentos e tudo o que se relaciona a ações do homem que ocasionam inventos. Estimular a criatividade, o gosto, o prazer e a percepção do valor da pesquisa e da ciência. Mostrar que o produto da ciência está ao nosso redor, todo o tempo, em nossas roupas, alimentos, equipamentos...

Situação Didática
Apresentar o filme para os alunos. Lançar a pergunta: O que você gostaria de inventar? Propor que cada criança pense a questão e tente formular sua resposta pessoal, estimulando sua criatividade e permitindo-lhe voar o quanto puder para propor o seu invento. Levá-los depois, a pesquisar em internet e livros, inventores e suas invenções, como Santos Dumont, por exemplo, que queria fazer o homem voar. Num próximo momento, trabalhar no sentido da composição do projeto dos alunos, ao menos no papel, com desenhos e textos descritivos. Transformar o resultado de suas propostas numa exposição para os pais.

Comentários
Tive na infância grande admiração por inventores tanto da ficção quanto da vida real. Personagens como o professor Pardal, o professor da corrida maluca ou mesmo o Franjinha da Turma da Mônica, me encantavam por sua inteligência e constante busca de inventos que melhorassem a vida das pessoas. Homens como Santos Dumont, Thomas Edison, James Watt, Auguste e Louis Lumiére, inspiraram minha vida e continuam a fazê-lo. São exemplos da genialidade humana que nos mostram que o sonho pode se tornar realidade. Voar é possível para os seres humanos, provou o brasileiro Santos Dumont. Que tal tentar seus próprios vôos?

Pedagogo Autor do Plano de Aula
João Luíz de Almeida Machado