Um Calango oportunizando estudos sobre "Morte e Vida Severina"

Plano de Aula do Filme Calango Lengo - Morte e Vida Sem Ver Água | Animação | De Fernando Miller | 2008 | 10 min |

O titulo do curta faz alusão a "Morte e Vida Severina - Um Auto de Natal Pernambucano", poema dramático
de João Cabral de Melo Neto. A obra de João Cabral, publicada em 1954, estrutura-se na forma de auto,
peça de origem medieval e popular, com "grande sonoridade provocada pela predominância de versos em
redondilha maior (verso de 7 sílabas poéticas, também pertencente à tradição medieval), de rimas sem um
esquema regular mas constantes, de repetições de palavras e de versos inteiros." (fonte: http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=resumos/docs/morteevidaseverina

Discutir características do Regionalismo na literatura e seus representantes. Explorar diferentes linguagens: poesia, música e vídeo sobre um mesmo tema. Conceituar alguns elementos da geografia brasileira relacionados ao Polígono das Secas.

Peça que seus alunos busquem o texto de João Cabral de Melo Neto. Apresente aos seus alunos a música "Morte e Vida Severina", de Chico Buarque, produzida para a peça encenada em 1965 no TUCA, em São Paulo . Veja a letra em http://letras.terra.com.br/chico-buarque/90799/ . Veja também um trecho de uma encenação atual com o grupo TAPA em mms://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/joaocabral/media/morteevidaseverina-150k.asf Discutam as intersecções entre o curta, "Morte e Vida Severina" de João Cabral e a música de Chico Buarque. Proponha uma pesquisa sobre o que é o Regionalismo na literatura brasileira e seus principais representantes , e ao mesmo tempo, peça uma pesquisa sobre o Polígono das Secas - características da paisagem: solo, vegetação, clima, causas e localização. Retome com os alunos que as propostas realizadas exploraram diferentes linguagens sobre um mesmo tema: o curta, a poesia, a música. Para a socialização das pesquisas sobre Regionalismo e Polígono das Secas peça que escolham uma das linguagens para apresentar as informações encontradas com a turma, criando assim, um vídeo, uma poesia ou uma música.

Mayra Vaz &Eliane Pereira