Aplicabilidades Pedagógicas

Plano de Aula do Filme Vidas no Lixo | Documentário | De Alexandre Stockler | 2008 | 15 min | SP

O Lixo

Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem

Manuel Bandeira

Levar o aluno a refletir acerca das diferenças sociais, quais são os quesitos que determinam se um indivíduo está acima ou abaixo da linha da miséria, se estes quesitos são válidos, quem os determina, e quais são os prováveis fatores que podem ser considerados causas da desigualdade social em nosso país (fatores históricos, políticos, econômicos etc). O educador pode ainda trabalhar a questão da gravidez na adolescência, e compará-la com situações de adolescentes de outros níveis sociais, onde esta questão também está presente.

isabellima