Consequências do Preconceito

Plano de Aula do Filme Jonas, Só Mais Um | Documentário | De Jeferson De | 2008 | 13 min | RJ

Nas vésperas do dia da consciência negra de 2013, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou a pesquisa "Boletim de Análise Político - Institucional, Participação, Democracia e Racismo?" em que fica claro que a maioria dos assassinatos registrados estão relacionados a raça, condição social e econômica e escolaridade das pessoas. De acordo com a pesquisa, em cada 3 vítimas de assassinato 2 são negras.

O documentário "Jonas, só mais um", nos mostra mais um caso de assassinato movido pelo preconceito e pela desconfiança. Jonas, um jovem negro é barrado e morto por um segurança dentro de uma agencia do Banco Itaú onde era cliente. A pesquisa nos mostra que esse não foi o primeiro caso e que se não agirmos conscientemente no combate ao preconceito, não será o último. É um documentário nos faz refletir sobre as implicações mais desumanas do preconceito racial.

- Refletir sobre preconceito racial e desigualdade social.

-Mostrar os meios legais para se defender de crimes raciais.

- Conhecer diferentes gêneros textuais e produzir uma redação.

1° momento:

Antes de assistir o curta "Jonas, só mais um", organize uma roda de conversa e aborde o tema do preconceito com os alunos. Inicie apresentando o significado da palavra preconceito de acordo com o dicionário Michaellis "sm (pre+conceito) 1 Conceito ou opinião formados antes de ter os conhecimentos adequados. 2 Opinião ou sentimento desfavorável, concebido antecipadamente ou independente de experiência ou razão. 3 Superstição que obriga a certos atos ou impede que eles se pratiquem. 4 Sociol Atitude emocionalmente condicionada, baseada em crença, opinião ou generalização, determinando simpatia ou antipatia para com indivíduos ou grupos. P. de classe: atitudes discriminatórias incondicionadas contra pessoas de outra classe social. P. racial: manifestação hostil ou desprezo contra indivíduos ou povos de outras raças. P. religioso: intolerância manifesta contra indivíduos ou grupos que seguem outras religiões".

Peça para os alunos comentarem situações em que vivenciaram ou presenciaram de alguma forma atitudes ou comportamentos preconceituosos principalmente raciais.

2° momento:

Assista com os alunos o curta e solicite que durante a exibição do filme os alunos anotem as impressões e emoções que tiveram sobre o caso apresentado no documentário e que sinalizem os relatos mais chamaram a atenção. Ao final do documentário volte à questão do preconceito e questione o que motivou a ação do segurança do Itaú. Se eles acreditam que o segurança do Itaú agiu em legítima defesa ou motivado pelo preconceito. Questione se eles conhecem outros casos semelhantes ao relatado no documentário.

3° momento:

Apresente para os alunos o estudo do IPEA "Boletim de Análise Político - Institucional, Participação, Democracia e Racismo?", mostre também o Estatuto da Igualdade Racial (lei n°12288/10) e a Declaração sobre a raça e os preconceitos raciais . Peça para que os alunos pesquisem movimentos sociais que se organizam para o combate a esse preconceito e ações afirmativas, como as cotas para o ingresso nas universidades.

4° momento:

Retome com os alunos os diferentes gêneros textuais que eles já aprenderam, como poesia, dissertação, narração entre outros. Apresente as características específicas de cada gênero textual e peça para que cada aluno escolha um dos gêneros para abordar o preconceito racial usando como base o documentário e os links por eles pesquisados. Depois de prontas as redações, solicite que os alunos se dividam para criar um blog na internet e compartilhar as produções da sala e conscientizar outras pessoas sobre esse importante tema.

Links interessantes:

Revista Criança do Professor Infantil