1. Prepare junto com seus alunos o lugar onde será desenvolvida a atividade. Com suas sugestões e os elementos disponíveis (cadeiras e mesas) as crianças vão montar a "cidade". Coloque as mesas de maneira que se diferenciem zonas quadradas, ocupadas por eles, que representarão os quarteirões e faixas de pedestres para a circulação.
2. Faça a seguinte proposta: Cada um de vocês será alguém que circula pela rua. Escolham quem quer caminhar e quem quer dirigir. Podemos colocar também ciclistas.
Quando ouvirem a palavra "andando" cada um começa a circular em qualquer direção e a qualquer velocidade. Quando escutam "mais rápido" devem acelerar o ritmo e ao ouvir "suficiente" deverão parar. Esse será o fim do jogo.
3. Assista o filme com as crianças e pergunte:
- Como se sentiu cada um no jogo?
- E no filme o que acontece com a personagem?
- O que aconteceu no jogo? Por que?
- O que aconteceu no filme? Por que?
Oriente o diálogo motivando a observação das crianças sobre: características da circulação, situações de batida e conflito, causas destas situações.
Após o intercâmbio, sinalize alguns conceitos que se trabalharam. A conduta de cada um influência e condiciona a conduta dos outros. No trânsito todos dependemos de todos.