Etapa 1: (20 minutos)
Exibição do curta "Dois mundos"
Etapa 2: (30 minutos)
A partir do curta exibido o professor poderá contextualizar os alunos sobre a campanha "Legenda para quem não ouve, mas se emociona" por meio dos anexos disponíveis nesse documento.
É importante que eles façam uma discussão sobre o tema, levantem possibilidades de melhorias para a situação de uma pessoa surda no Brasil, pesquisem sobre os direitos dos deficientes e principalmente, refletir sobre a inclusão social dentro dos ambientes educacionais.
Etapa 3:
Posterior à discussão, serão levantadas as pesquisas trazidas pelos alunos e o professor poderá propor um fechamento sobre o assunto na etapa a seguir, contudo, é importante explicar para os alunos sobre os diferentes formatos de gêneros textuais, focando-se no formato dissertativo. Os alunos geralmente trazem muitas dúvidas sobre esse gênero, para isso disponibilizamos no final deste documento, dicas práticas para facilitar a explanação.
Etapa 4: (50 minutos)
Sugiro que o professor prepare um instrumental de produção para os estudantes, contendo:
- Um breve texto sobre a campanha "Legenda para quem não ouve, mas se emociona" (esse texto pode ser extraído da web site da campanha).
- A sinopse do curta "Dois mundos" (disponível no site Curta na Escola).
- Uma questão para trabalhar na produção do texto dissertativo argumentativo sobre a situação dos deficientes no Brasil. (Abaixo segue uma sugestão, mas o professor está livre para modificá-la de acordo com o debate dos alunos em sala de aula).
"Quais são os reflexos da atual situação dos deficientes no Brasil, de acordo com o contexto social?"
O instrumental será entregue aos alunos no inicio desse encontro para que haja tempo suficiente de pensar e expor suas ideias.
Avaliação:
Análise dos textos produzidos pelos alunos.
Observação: é importante que após a correção o professor dê um feedback a cada participante da atividade, no intuito de potencializar a produção, instigá-lo a melhorar e se mostrar disponível para ajudá-lo em quaisquer dúvidas que possam ocorrer.
Com os erros expostos, o aluno poderá em casa, refazer o seu texto para um próximo feedback. É importante para um bom desenvolvimento o treino constante desse texto.