A vida em fases

Plano de Aula do Filme Um Lugar Comum | Animação | De Jonas Brandão | 2009 | 9 min | SP

Todos os seres vivos passam por fases da vida, nascem, crescem, reproduzem e morrem. A média de vida do homem é de 67 anos de idade, os animais vivem de acordo com a sua espécie, os camundongos costumam viver não mais que 4 anos, uma borboleta de 2 a 6 semanas, já um papagaio 80 anos. As árvores, um pessegueiro, por exemplo, não passa dos 30 anos, enquanto a sequóia gigante supera os 3000 anos. A vida passa por ciclos, transforma-se assim como a natureza.

O curta Um Lugar Comum ilustra com espontaneidade essas relações e interações, a mudança das estações, a brincadeira das crianças que se tornam adolescentes, depois adultas e a velhice inevitável, os corpos que estão exaustos e às vezes não suportam o próprio peso. As relações duradouras, o contato com as flores, os pássaros, os cachorros, as árvores. Uma história de amizade, respeito, interação, encontros e desencontros, assim como a vida.

Refletir e conhecer o ciclo da vida

Reconhecer a importância de cada fase da vida

Conhecer os diferentes ciclos de vida - animal - vegetal

Valorizar a terceira idade

Aprender valores como o respeito aos mais velhos

Regatar a comunicação e a interação social

Estimular as boas escolhas.

Etapa 1:

O professor fala sobre o ciclo da vida:

- Mostre a foto de uma criança - E pergunta se os alunos lembram sobre a sua infância - as brincadeiras - os amigos - animais de estimação - Ressalte que esta fase começa com o nascimento e vai até os 11 anos de idade.

- Mostre a foto de um adolescente - explique que esta fase começa aos 12 anos e vai até os 20 anos de idade - Pergunte o que é mais atrativo nesta fase.

-Mostre a foto de um adulto - Esta fase começa a partir dos 21 anos de idade - Pergunte quais os adultos que eles conhecem e o que eles fazem.

-Mostre a foto de uma pessoa na terceira idade - fale sobre a velhice - a partir dos 50 anos e a expectativa de vida que tem aumentado - qualidade de vida - pergunte a idade dos seus pais, avós - Fale sobre o respeito aos mais velhos, a importância dos bons conselhos e da experiência, a importância das escolhas.

-Foto de que simbolize o fim da vida - Aproveite para fazer uma reflexão sobre a morte e enfatizar que cada fase da vida é importante e única, assim como as pessoas.

(30 minutos)

Etapa 2:

Apresentação do curta Um Lugar Comum e roda de conversa sobre a relação entre ele e o ciclo da vida. Aproveite para discutir temas como a preservação do meio ambiente, dos animais e sobre a amizade, o contato, a interação.

(30 minutos)

Etapa 3:

O professor explica que todos os seres vivos passam por fases, os animais, as plantas. Divida os alunos em grupos e faça um bingo com os alunos para ver quem descobre ou se aproxima mais da média de vida dos animais.

(20 minutos)

Veja a tabela sobre a estimativa de vida dos animais no site

Guia dos Curiosos

Como incentivo os alunos podem receber bala ou pirulito no final da brincadeira.

Etapa 4:

Etapa 5:

Os alunos trarão seus cartazes e montarão um mural de exposição. Dê tempo aos alunos para que vejam os cartazes dos seus companheiros. Alguns pais ou avós podem ser convidados para conversar com os alunos.

(50 minutos)

Avaliação: A verificação da aprendizagem será feita através da participação dos alunos, das entrevistas e da confecção dos cartazes.