|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

A Terra a Gastar


Plano de Aula do Filme A Terra a Gastar | Animação | De Cassia Mary Itamoto, Celina Kurihara | 2009 | 6 min | SP


Com uma paródia da música infantil "A Velha a Fiar", nos são mostradas as atitudes que nós, seres-humanos tomamos, que acabam por denigrir a natureza. Vale refletir sobre o consumismo desenfreado e sobre a nossa relação com o meio-ambiente, além de pensarmos em ações já existentes que ajudam a diminuir a degradação da natureza e que podemos colocar em prática no nosso dia a dia.




Objetivos
- Identificar as características do gênero textual "Paródia". - Discutir sobre o desenvolvimento sustentável: como facilitar a nossa vida sem denegrir o meio ambiente? Quais as atitudes possíveis? - Perceber a diferença entre consumo consciente e consumismo.

Situação Didática
1ª Etapa Na aula de Ciências, traga para os alunos os conceitos de Desenvolvimento Sustentável, Aquecimento Global e Poluição:o que é, quais empresas estão tomando ações para diminuir seus efeitos e como essas ações. Aborde, também, algumas possibilidades para a diminuição dos impactos desses três problemas no nosso cotidiano, como a reciclagem do lixo. 2ª Etapa Passeo curta-metragem "A Terra a Gastar" aos alunos. Abra uma roda de discussão com a turma sobre os conceitos apresentados na aula anterior e as suas relações com o filme apresentado. Realize uma atividade de reciclagem com os alunos. Peça, previamente, para que tragam materiais recicláveis para a aula e crie esculturas, maquetes, ou demais objetos na aula de Arte. Faça uma reflexão com eles sobre o que acharam de dar uma nova utilidade para materiais que eram considerados lixos e de como muitas outras coisas podem ser feitas com esses materiais, basta que saibamos fazer a seleção na hora de descartá-los. 3ª Etapa Na aula de Língua Portuguesa, passe a música (ou o curta) "A Velha a Fiar" para os seus alunos. Certamente, eles farão a relação da música / curta com o filme passado anteriormente. Questione o que eles acharam, o que tinha de diferente e o que tinha de semelhante entre as duas versões. Apresente, então, o gênero textual "Paródia" e peça para seus alunos escreverem uma Paródia de uma música que eles conheçam/ gostem, com o tema desenvolvido durante essas aulas (Desenvolvimento Sustentável, Aquecimento Global, Poluição, Reciclagem). Avaliação Por meio das atividades propostas, veja se os alunos compreenderam as características do gênero Paródiae se conseguiram ter uma visão crítica sobre os temas "Desenvolvimento Sustentável", "Aquecimento Global" e "Poluição". Perceba também se entenderam a importância da Reciclagem do lixo como um dos meios eficazes para a diminuição desses males e a importância de se fazer um consumo consciente.

Comentários
Para saber mais: http://www.brasilescola.com/geografia/aquecimento-global.htm (Acessado em 29/10/2012) http://www.infoescola.com/generos-literarios/parodia/ (Acessado em 29/10/2012) http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/habitos-consumo-lixo-produzido-reciclagem-tecnologia-586717.shtml (Acessado em 29/10/2012) http://portacurtas.org.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=1369&exib=5513 (Acessado em 30/10/2012) http://letras.mus.br/los-primos/250090/ (Acessado em 30/10/2012) Palavras-chaves: ParódiaAquecimento Global Poluição Reciclagem. Plano de aula produzido por Talita Cavalcante de Morais Silva

Pedagogo Autor do Plano de Aula
Mary Grace