A fé

Plano de Aula do Filme Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos | Documentário | De Camilo Cavalcante | 2009 | 12 min | PE

Em razão da miscigenação do povo brasileiro e das diversas culturas presentes desde sua colonização, o Brasil é um pais considerado bastante religioso e que conta com uma diversidade religiosa muito grande. As manifestações religiosas estão em toda parte e para cada uma delas há ritos e conceitos diferenciados. No entanto em vários casos, devido a origem da religião, suas crenças são vistas com preconceito.

Conhecer as diferentes manifestações religiosas do povo

Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura

Adotar uma postura ética perante as diversas crenças religiosas.

1º momento

Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões (são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade):

Do que se trata o curta?

Quais reflexões o curta provoca?

O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?

Qual a mensagem que o curta quer passar?

2º momento

Proponha uma reflexão junto aos alunos a partir do seguinte trecho extraído do texto: Divisões de fé: as diferenças religiosas na escola. Antônio Luis Gomes. In AQUINO, J.G. Diferenças e Preconceito na escola- alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.

"Imagine o leitor dois adolescentes, alunos da 7ª série de uma escola pública: Anne e Beto. Anne, filha de um casal de israelitas. Beto só conhece a mãe, que veio do litoral baiano onde foi abandonado pelo companheiro. Os pais de Anne fazem questão de educá-la na tradição e religião judaicas. Quanto ao Beto, acompanha a mãe nos rituais de candomblé. Agora, dentro do horário escolar, soou o final do recreio e os alunos estão subindo para as classes. Beto e Anne, contudo, não os acompanham: devem dirigir-se para a biblioteca. É hora da aula de religião e eles não se enquadram em nenhum dos dois grupos, o católico ou o evangélico. Assim passarão esta hora na biblioteca onde, talvez, possam ler a Constituição Brasileira de 1988 que em seu artigo 5, garante que ninguém pode sofrer tratamento desigual por motivo de religião"

Para encaminhar a discussão, seguem como sugestão as seguintes questões:

Quais religiões você conhece?

Você frequenta alguma igreja ou pratica alguma religião?

Na sua percepção, o que a religião representa na vida das pessoas?

Na sua opinião, como devia ser conduzida a situação apresentada no texto?

3º momento

Realizar uma pesquisa na escola para identificar a religião dos/das alunos/as e professores/as. Sugere-se que para esse trabalho, sejam divulgadas informações a toda escola por meio de cartazes ou folhetos para explicar os objetivos da pesquisa a ser realizada. Organizar um momento junto com a coordenação da escola para aplicar um questionário com três questões a serem respondidas pelos/as alunos/as e professores/as:

Dados Pessoais:

( )Aluno/a ( )Professor/a

Idade:

Sexo:

Questões:

1) Você possui alguma religião?

( ) SIM

( ) NÃO

2) Em caso afirmativo, escreva o nome da mesma:

__________________________________________________________

3) Com que frequência participa das atividades vinculadas à sua opção religiosa?

( ) diariamente ( ) semanalmente ( ) mensalmente

( ) anualmente

4º momento

Os/as alunos/as pesquisadores deverão recolher os questionários e tabular os dados da seguinte forma:

Quadro 1: Quantidade de pessoas na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.

Quadro 2: Quantidade de alunos/as na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.

Quadro 3: Quantidade de professores/as na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.

Quadro 4: Religiões citadas e quantidade de pessoas que pratica cada uma delas.

Quadro 5: A religião mais praticada entre os/as professores/as.

Quadro 6: A religião mais praticada entre os/as alunos/as.

5º momento

Discutir os dados com os/as alunos/as ressaltando a diversidade religiosa presente em nossa cultura e nas escolas. Promover a apresentação da pesquisa em evento aberto a toda escola.

Essa apresentação poderá ser realizada pelos alunos que representam as religiões identificadas na escola.

Caroline Franco

Atividades Profissionais: Consultora pedagógica do Instituto Paramitas