A linguagem e a Poesia da Zona Rural

Plano de Aula do Filme Patativa | Animação, Documentário | De Ítalo Maia | 2001 | 10 min | CE

Por meio do curta, pretendemos abordar as variantes linguísticas presentes no Brasil - mais especificamente a linguagem oral nordestina e sertaneja. Pretendemos, também, analisar os aspectos poéticos a poesia de Patativa e, como avaliação, pedir para que os alunos entrevistem parentes ou conhecidos que viveram na zona rural, para que eles contem sobre sua infância. Dessa forma, a nossa intenção é montar uma mostra.

- Compreender o processo de formação da linguagem ,os meios que influenciam a sua aquisição e o exercício da mesma, observando as suas diferentes formas de uso, além de compreender a linguagem popular e sertaneja que caracteriza a poesia do Patativa do Assaré, quebrando com preconceitos existentes a respeito da linguagem de pessoas da zona rural.

1ª. Etapa - Entrega de poesias do autor, leitura em sala de aula, discussão pautada nos aspectos lingüísticos. (reflexões sobre tipo de linguagem, o que é uma variante regional, é certo ou errado falar assim, manifestações lingüísticas e etc.) 2ª. Etapa - Assistir ao curta PATATIVA. 3ª. Etapa - Ouvir os alunos a respeito da linguagem utilizada por ele, discutir no que consiste as imagens da poesia, levá-los a observar a linguagem popular e a poética da poesia apresentada no curta. 4ª. Etapa (Avaliação) - Pedir que os alunos entrevistem parentes que vieram da Zona Rural, observando a produção linguística deles . Pedir que os alunos ouçam os depoimentos desses parentes ou conhecidos a respeito da sua infância na Zona Rural e, como produção final, que transformem esses relatos em histórias que serão reunidas e contadas na Mostra: "Da zona rural brotam histórias".