Antes do filme, foram estudados os gêneros textuais - parlendas e trava-línguas, com destaque para o fato de serem literatura oral, transmitida de geração em geração. Os alunos fizeram uma pesquisa junto às pessoas de sua convivência, coletando exemplos de parlendas e trava-línguas, os quais foram trazidos para a sala de aula e compartilhados com os colegas. Foram momentos divertidos em que os alunos estiveram totalmente envolvidos com a atividade/brincadeira.
Na seqüência,houve uma conversa com os alunos sobre o filme que iriam assistir, quais aspectos deveriam ser observados, além da parlenda, tais como: época, ambiente, ocupações das pessoas, especialmente das mulheres, diferenças entre a época do filme e a atual, etc.
Em seguida, o filme foi apresentado na biblioteca e os alunos quiseram assistir algumas vezes até decorar a parlenda.
Saíram da biblioteca cantando e motivados para o prosseguimento da atividade.
Já na sala de aula, ocorreu um debate sobre o que "observaram" no filme, com destaque para as ocupações das mulheres, comparando com os dias atuais. Foram levantadas várias questões, como por exemplo: Que tipos de trabalho as mulheres fazem hoje? Quem cuida da casa? Com quem ficam os filhos? Se as mulheres quisessem poderiam ficar cuidando da casa e dos filhos, sem trabalhar fora - por quê?, etc.
Finalizando, os alunos redigiram um texto dissertativo com o tema "o papel da mulher na sociedade atual".