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A inclusão começa pelo Respeito

Filme Utilizado A Pessoa é Para o que Nasce | Documentário | De Roberto Berliner | 1998 | 6 min | RJ



Data da Experiência:10/10/2008

Disciplina(s): Artes

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:150

Autor do relato:Cremilda Lustosa Almeida

Instituição:CEM FÉLIX CAMOA I
| TO | PORTO NACIONAL
| Estadual
Objetivos do uso do filme
Nosso objetivo é fazer com que nossos alunos conheçam a importância da arte em nossas vidas; compreendam que por trás da arte existe todo um contexto histórico que marcam a história da humanidade ou de uma sociedade.
Que saibam analisar a importância de incluir pessoas com problemas especiais em nosso meio, não olhando essas com pena, mas sim como seres humanos capazes de desenvolver também algo tipo atividade que contribua para o desenvolvimento da sociedade.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Trabalhei nas 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio Noturno, o vídeo A pessoa é para o que nasce. Iniciamos o trabalho com a discussão do texto Portadores de deficiência e a inclusão social. Assistimos ao filme a pessoa é para o que nasce , pesquisamos sobre a inclusão social de pessoas com todo tipo de deficiência assim como também pessoas que se sentem excluídas dentro da nossa sociedade, como negros, idosos e pessoas pobres. Fizemos algumas apresentações teatrais e os alunos buscaram histórias dentro da própria família para serem discutidas na sala de aula. A metodologia desse trabalho foi trabalhada em grupo com apresentações na sala de aula. Os alunos desenvolveram o tema com apresentações de teatro utilizando instrumentos usados por deficientes físicos como muletas e cadeiras de roda. O objetivo foi mostrar as dificuldades encontradas por quem precisa se locomover pels ruas e estabelecimentos, por falta de acesso apropriado muitos deixam de exercer o seu direito de ir e vir.

Comente os resultados da experiência
O resultado desse trabalho foi um grande envolvimento dos alunos na discussão da temática: Inclusão social. Os alunos desenvolveram suas habilidades de representar papéis desempenhados por pessoas na sociedade e também tiveram a oportunidade de conhecer os direitos de cidadão que muitas vezes são desrespeitados e ignorados pela população. Os alunos tiveram também a oportunidade de analisar minuciosamente o conceito de coletividade e solidariedade.