Solicitei que os alunos assistissem ao curta em casa, trazendo suas
considerações.
Discutimos sobre o filme em uma roda de conversa - cada um deveria
expor suas considerações sobre o filme, o que gostara e o que mais
lhe chamou atenção.
Todos deveriam manifestar seu ponto de vista e argumentar.
Direcionei a discussão para o perfil do time, as características
dos jogadores (um mais alto, um mais lento, um mais gordinho...) e
como o grupo era formado. Dentro de suas potencialidades, cada um
tinha a sua característica o que tornava o grupo heterogêneo, mas
coeso em seus objetivos.
Começamos a estabelecer a visão geral de cada um sobre si - quais
são as minhas características pessoais,quais são as minhas
semelhanças com meus colegas e as minhas diferenças. Tentando
entender que todos somos diferentes e isso, não nos faz nem
melhores nem piores do que ninguém.
Continuamos o trabalho na quadra mostrando que cada um dentro de
suas potencialidades poderia ajudar ao time e como cada um poderia
ajudar um amigo em sua dificuldade (por exemplo: eu sou um bom
goleiro e meu colega não gosta de ir para o gol, eu o auxilio, eu
tenho um bom entendimento tático auxilio aquele que não tem, eu
tenho uma boa técnica de chute e ele não...).
Assim, estabeleceu-se a cooperação no grupo, cada um entendendo e
respeitando as diferenças tentando solucionar os conflitos gerados
em jogo através do diálogo.