Após o filme os educandos foram orientados a seguinte atividade: Primeira etapa foi emprestar a câmera digital a cada educando da 8° série por um dia, para que fotografa-se seu espaço de vivência, sua casa, horta e galpão tudo ao redor da sua residência, as fotos foram salvas no computador em pastas com o nome do educando. Assim se gravou um DVD e cada educando apresentou suas fotos aos colegas. Os educandos foram instruídos que o que buscávamos era registrar as mudanças no espaço físico pela ação da mão do homem.Segunda etapa: Realizei como educador um olhar histórico sobre as fotos e as mudanças a partir de analogias do filme e das imagens, explorando as realidades de cada educando, após levei os mesmos até a sala de informática para produção de um pequeno vídeo com o Windows Movie Maker, contendo comentários, análises, fundo musical, textos e as imagens sobre a realidade do seu espaço, solicitei que utilizassem um olhar analítico histórico sobre as fotos.Terceiro etapa: Após o termino dos vídeos, voltamos a sala de vídeo onde revelei que realizaríamos uma nova atividade educativa, revelando aos educandos que queria analisar as fotos da sua realidade, mas agora explorando o aspecto ambiental, mas especificamente a questão da presença do lixo no seu espaço de vivência. O que posso dizer surpreendeu os educandos tanto como a presença de lixo que pudemos juntos constatar em nas imagens que estes haviam registrado anteriormente. Neste ponto iniciei a quarta etapa, trabalhar a questão do lixo na sociedade contemporânea como fruto do nosso modelo de vida. Agora o objetivo era a produção de um novo vídeo com as imagens, mas abordando a questão do lixo na residência, na vila, na comunidade no município. Quinta etapa: Desenvolvi ações re reciclagem de garrafas pet, com ajuda da professora de artes, recolhimento de pilhas e baterias com apoio dos educandos, realização da produção de obras de arte com material recolhido e de um novo vídeo com suas imagens.