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Educadores
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Filme Utilizado A Velha a Fiar | Ficção | De Humberto Mauro | 1960 | 6 min | RJ



Data da Experiência:08/07/2010

Disciplina(s): Geografia , História

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 10 a 14 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:15

Autor do relato:Cesar Luis Theis

Instituição:EEF OSNI MEDEIROS REGIS
| SC | SAO JOSE DO CEDRO
| Estadual
Objetivos do uso do filme
O filme a "Velha a Fiar" foi exibido para que os educandos visualizassem alguns aspectos da vida que seus pais, as formas como se realizavam os trabalhos antigamente, os objetos e utensílios, e principalmente o modelo de vida, as construções das casas, a própria forma da velha a trabalhar para fiar a lã. Teve como objetivo principal permitir que o educando pudesse transportar-se há um tempo histórico diferente e poder compreender melhor as mudanças tecnológicas. Algumas características de como eram as coisas em um tempo não tão distante do seu foram destacadas de forma da dar-lhe uma visão histórica de como a modernização tecnológica modificou a realidade da vida em família. Como a nossa forma de viver e trabalhar na sociedade contemporânea se distancia do modelo de vida de antigamente.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Após o filme os educandos foram orientados a seguinte atividade: Primeira etapa foi emprestar a câmera digital a cada educando da 8° série por um dia, para que fotografa-se seu espaço de vivência, sua casa, horta e galpão tudo ao redor da sua residência, as fotos foram salvas no computador em pastas com o nome do educando. Assim se gravou um DVD e cada educando apresentou suas fotos aos colegas. Os educandos foram instruídos que o que buscávamos era registrar as mudanças no espaço físico pela ação da mão do homem.Segunda etapa: Realizei como educador um olhar histórico sobre as fotos e as mudanças a partir de analogias do filme e das imagens, explorando as realidades de cada educando, após levei os mesmos até a sala de informática para produção de um pequeno vídeo com o Windows Movie Maker, contendo comentários, análises, fundo musical, textos e as imagens sobre a realidade do seu espaço, solicitei que utilizassem um olhar analítico histórico sobre as fotos.Terceiro etapa: Após o termino dos vídeos, voltamos a sala de vídeo onde revelei que realizaríamos uma nova atividade educativa, revelando aos educandos que queria analisar as fotos da sua realidade, mas agora explorando o aspecto ambiental, mas especificamente a questão da presença do lixo no seu espaço de vivência. O que posso dizer surpreendeu os educandos tanto como a presença de lixo que pudemos juntos constatar em nas imagens que estes haviam registrado anteriormente. Neste ponto iniciei a quarta etapa, trabalhar a questão do lixo na sociedade contemporânea como fruto do nosso modelo de vida. Agora o objetivo era a produção de um novo vídeo com as imagens, mas abordando a questão do lixo na residência, na vila, na comunidade no município. Quinta etapa: Desenvolvi ações re reciclagem de garrafas pet, com ajuda da professora de artes, recolhimento de pilhas e baterias com apoio dos educandos, realização da produção de obras de arte com material recolhido e de um novo vídeo com suas imagens.

Comente os resultados da experiência
A atividade inicial de análise das imagens do espaço do educando permitiu-me como educador conhecer a realidade socioeconômica de cada educando como suas particularidades. A socialização com a turma foi um momento de inteiração entre os educandos da 8° série, pois estes possuíam diversas histórias e lembranças sobre os lugares fotografados. A comparação entre as imagens do vídeo e da realidade foi muito interessante, pois percebi que os mesmo usavam o filme como referencia para explicar as mudanças e diferenças das imagens para o vídeo "A Velha de Fiar". A produção do primeiro vídeo foi um desafio, pois queria colocar a questão da inclusão digital em pauta, mas após algumas orientações foi muito proveitoso, pois cada educando atuou como produtor do material sobre a sua realidade de vida. Na nova atividade de análise das fotos sobre a questão do lixo, esta trouxe um verdadeiro alvoroço entre os educandos, pois não esperavam por uma mudança tão drástica nos objetivos, assim a coube muito bem manter o segredo sobre o objetivo final da atividade educativa planejada. A nova análise surpreendeu os educandos, pois revelou a presença de muito lixo nas suas residências demonstrando que o lixo é um problema comum, e que com certeza chamou a atenção dos mesmos, que após esta etapa passaram a olhar seu espaço e sua realidade com um olhar mais critico e analítico, passando a observar alguns problemas da comunidade onde vivem, que foram relatados na minha aula pelos mesmo espontaneamente. As ações seguintes sobre o lixo contaram com grande participação dos mesmos, que passaram a tomar frente à coordenação destas ações. Na etapa final a produção de um novo vídeo com as mesmas imagens, mas com um olhar ambiental além de contribuir na inclusão digital deixou claro certa forma diferente de perceber a realidade, inclusive com a mudança das trilhas sonoras, da ordem das imagens dos comentários e dos textos escolhidos, terminei com uma socialização coletiva dos vídeos.