Análise de material midiático: cinema

Filme Utilizado A Velha a Fiar | Ficção | De Humberto Mauro | 1960 | 6 min | RJ

Data da Experiência:17/09/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:Josué Geraldo Botura do Carmo

Instituição:EM MARIA DAS GRACAS T BRAGA
| MG | SANTA LUZIA
| Municipal
O uso desse curta-metragem se deu com os objetivos de identificar o tipo de mídia, o veículo utilizado, o nome do diretor e sua função social, a língua em que o material foi produzido, o ano de publicação, a realidade política do país no ano em que a mídia foi produzida, o tipo de usuário a ser atingido com essa mídia, os recursos verbais e não verbais e os estímulos racionais e emocionais utilizados.

Primeiramente, assistiu-se ao filme sem som, observando a ficha técnica e as imagens. Tornou-se a assistir ao filme, agora com som, observando a música de fundo e a voz. Distribuiu-se, em um terceiro momento, o texto do filme e todos acompanharam o filme fazendo a leitura do texto. Finalmente, montou-se um jogral com o texto, com a participação de todos os estudantes.

Os estudantes identificaram a mídia como eletrônica, o veículo utilizado: cinema. O objetivo do filme foi visto como a difusão do folclore brasileiro. O material foi produzido no Brasil, em 1960, quando vivíamos um momento de democracia, e era presidente da república Juscelino Kubitschek. O cenário do filme é uma fazenda. O filme atinge a todas as faixas etárias. O filme utiliza-se de sons: voz e música, e imagens em movimento. O argumento principal é o folclore. As imagens tocam nossos sentimentos. O material tem um caráter artístico e de entretenimento. Encontrou-se um momento de discurso tendencioso, quando se diz "veio a mulher lhe fazer mal".