Cantigas populares

Data da Experiência:20/08/2008

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:geisiane Aline Ortolan
Houve um tempo em que as cantigas populares eram aprendidas com amigos e familiares, transmitidas oralmente dos mais velhos para os mais novos. Elas embalavam as brincadeiras das crianças, o trabalho dos adultos, as festas da comunidade.
Hoje, principalmente nos grandes centros urbanos, a escola tem papel fundamental na preservação dessas canções. Elas fazem parte do nosso patrimônio cultural, e é na escola que os alunos, principalmente aqueles que vivem nos grandes centros urbanos, têm a oportunidade de aprendê-las. Por isso é tão importante cantar na escola! Por serem facilmente memorizáveis, as cantigas são textos bastante adequados para trabalhar o sistema de escrita. O filme a "Velha
a fiar", foi utilizado para ilustrar minha aula,durante o desenvolver do projeto.

Para iniciar o trabalho passei para os alunos o filme. Alguns alunos já conheciam a musica. Cantamos a musica varias vezes Após esse trabalho, realizei com a sala uma seqüência de atividades: bate papo sobre folclore e o que acharam da musica; texto em lacunas; texto fatiado; interpretação de texto; cruzadinhas/ caça-palavras envolvendo as principais palavras da música; jogo da memória palavras da música. Em matemática, fizemos situações problemas envolvendo os principais personagem da musica. Em ciências trabalhamos com as características do animais que aparecem na musica (gato, mosca, rato etc). Finalmente fizemos uma dramatização.

A experiência foi gratificante: eles adoraram o filme e a música! As atividades, em sua maioria, deram certo,pois os alunos relacionaram à diagramação e a outros recursos das cantigas fazendo antecipações e verificações. Os objetivos na sua maioria foram alcançados.