|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Projeto Curta na Escola

Filme Utilizado A Velha a Fiar | Ficção | De Humberto Mauro | 1960 | 6 min | RJ



Data da Experiência:01/10/2008

Temas transversais: Cidadania , Educação Ambiental , Meio ambiente

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:30

Autor do relato:ELIS FERNANDA DA SILVA

Instituição:APAE DE IGARACU DO TIETE
| SP | IGARACU DO TIETE
| Particular
Objetivos do uso do filme
Utilizar de recursos audiovisuais como ferramenta para facilitar a aprendizagem; integrar os alunos e professores no processo de multidisciplinaridade; adquirir conhecimentos através de depoimentos, pesquisas, rodas de conversas e filmes de curta metragem; diferenciar filmes de curta metragem e filmes comum; proporcionar ambientes diferenciado para o desenvolvimento e elaboração das práticas educativas; colaborar na construção de conceitos de ética e cidadania; analisar e estudar o ambiente em que se vive; conceituar a geração da vida animal; classificar os animais mamíferos; despertar o interesse pela Arte e expressão corporal; desenvolver a criatividade e coordenação motora; conscientizar sobre a importância da qualidade de vida e da reciclagem; promover a inclusão social.

Sequência de atividades envolvendo o filme
No desenvolvimento do projeto, fizemos uso da internet para a apresentação dos filmes, transformamos o pátio da escola em um cinema onde projetamos os filmes na parede e teve até pipoca. Trabalhamos os conceitos de filme e curta metragem. Aproveitando o período eleitoral,apresentamos 4 curtas e os alunos puderam conhecer, votar e depositar seu voto na urna. O mais votado foi A Velha a fiar. Fizemos um mural constando os nomes dos personagens. Os alunos memorizaram muito rápido a letra da música e por essa razão trabalhamos esse texto, circulando as palavras que os alunos compreendiam. Fizemos o uso do alfabeto móvel para montar os nomes dos animais. Dentre os personagens do filme, enfocamos o gato pois, os alunos estão aprendendo e trabalhando com a letra G. Do personagem gato trabalhamos seu cilclo de vida e habitat. Aproveitamos também para classificar os animais mamíferos, construindo um painel de recortes e colagens dos mesmos. Enfatizamos também a área rural e urbana, onde os alunos construíram uma maquete representando cada área, ambas com materiais recicláveis. Focamos também a questão familiar justamente pela personagem Velha, fazendo um levantamento e montando um gráfico da árvore genealógica. Trabalhamos a questão ambiental onde fizemos um passeio até a praça, discutimos a importância da reciclagem e fizemos uma pequena coleta de jornais e garrafas pets para a construção de fantoches.Contamos com a participação da professora de artes que nos auxiliou no processo de construção e apresentação do teatro dos fantoches. Como tivemos a participação de quase 60 alunos , os dividimos em grupos onde um ficou responsável pela encenação e o outro pelo acompanhamento musical, fazendo uso da voz e utilizando Coquinhos como instrumento musical. Foi feita a apresentação para todos os alunos da escola e, inclusive, tivemos convites para estar apresentando em outras escolas!

Comente os resultados da experiência
Por ser uma escola de educação especial estedemos uma aula para o desenvolvimento de um projeto pois haveria mais tempo para o desenvolvimento das atividades que por serem alunos especiais, e não desenvolverem mais de 2 ou 3 tipos de atividades no dia. Durante 30 dias os alunos participaram, elaboraram, desenvolveram e apresentaram tudo aquilo que eles aprenderam nesse período.Muitos dos alunos "conheceram um notebook" pois ele fez parte das nossas aulas nesse período. A inovação foi um sucesso, alcançamos todos os nossos objetivos e já temos em nossas metas para o ano de 2009 a realização do projeto Curta na Escola já no início do ano. Esse tipo de projeto, além de incentivar o aluno, proporciona métodos e técnicas diferenciadas que auxiliam no processo ensino-aprendizagem, além de colaborar para a inclusão social. A participação dos alunos foi 100%, coletaram materiais recicláveis para a construção dos seus próprios fantoches, confeccionaram com todo o cuidado todos os personagens do filme, e como o filme estava preto e branco, fizeram uso da imaginação dando cores e formas aos personagens confeccionados. Foi um desfile de roupas e penteados até chegarem ao definitivo! Como a turma era grande, nós os dividimos e mesmo assim, trabalho não faltou. Quem não confeccionou os fantoches, fez parte do coral, memorizando e cantando a música da velha, enquanto os outros alunos e seus fantoches se apresentavam. Sobrou serviço até para os mais tímidos que ficaram com a parte instrumental, construindo um instrumento diferenciado feito com coquinhos de árvore seca. Com tudo pronto, fizemos a apresentação para o restante dos alunos e para a equipe da escola, e com certeza, foi um sucesso.Todos adoraram e pediram bis. No final da apresentação fomos convidados a apresentar nosso projeto em outras escolas. É com satisfação que pretendemos ir divulgar essa idéias, promovendo uma interação entre as escolas e acabando com as barreiras do preconceito.