Uma das características da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s), é a rápida contribuição para a análise do curta metragem para a construção do conhecimento e socialização do mesmo. O público alvo deste trabalho foram alunos do Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, da Escola Estadual Profª Benedita de Castro Lima. A postura do aluno quanto à observação de um vídeo para escrever, passa pela idéia de uma leitura prévia, e depois faz a estruturação do sentido. Para Levy (1996, p.46), "a escrita e a leitura trocam seus papéis." Mas o trabalho precisa estar estruturado para que o sentido seja coerente:"quem atualiza um percurso ou manifesta este ou aquele aspecto da reserva documental contribui para a redação, conclui momentaneamente uma escrita interminável."
Após uma abordagem sobre a temática do curta, apresentamos a sua problematização para ampliar algumas concepções que despertem o interesse dos alunos da escola. Alguns questionamentos foram discutidos para encerrar a reflexão.