1ª parte: Definições Conceituais (1 a 2 aulas)
Através da leitura de textos e roda de conversas, discutir o que é
História, como nós a construimos e o que a compõe. Momento para
levar aos alunos o conceito de Memória (coletiva e individual), por
meio de suas memórias individuais e de como elas se ligam à
história coletiva. Interessante, no meio da discussão, introduzir o
conceito de história oral. Através dos objetos que os alunos trazem
consigo, tentar contar a história deles - mesmo que seja a do tempo
presente, como, por exemplo, um estudante que gosta de usar boné
apesar do tempo estar nublado - e, com isso, introduzir algumas
poucas bases da Arqueologia e sua importância para o estudo de
História.
2ª parte: Projeção de Dona Cristina perdeu a memória (1 a 2 aulas)
Roda de Conversa sobre o filme, tentando focar nas questões:
* Como se construiu a amizade do menino com Dona Cristina?
* Por que a história contada por Dona Cristina se modifica tantas
vezes?
* Por que o menino diz um nome diferente cada vez que Dona Cristina
pergunta?
* Qual é a importância do relógio dentro da narrativa?
* Qual é a importância das tábuas?
* Você acha que o buraco onde o menino cai seguidas vezes simboliza
algo?
Essas são apenas sugestões. O ideal nem é direcionar tanto as
questões, mas sim ser aberto aos questionamentos e observações dos
próprios alunos.
3ª Parte: Produção de material audiovisual com relatos orais de
pessoas idosas conhecidas dos alunos, ou "famosas" na comunidade.
(2 aulas)
O trabalho deve ser realizado em grupos de 3 a 4 alunos e depois
exibido para a sala.
A gravação deve ser feita em modelo de entrevista, privilegiando o
diálogo das crianças com as pessoas a serem entrevistadas.
A discussão pode ser encaminhada com as seguintes questões:
* Eu conheço a pessoa entrevistada?
*Eu me identifico com o relato? (Ela diz algo que eu já sabia? Ela
disse algo que me interessou? Aprendi algo novo com o relato?)
*O que eu gostaria de perguntar a esta pessoa?