|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Reflexões sobre a memória

Filme Utilizado Dona Cristina Perdeu a Memória | Ficção | De Ana Luiza Azevedo | 2002 | 13 min | RS



Data da Experiência:30/08/2012

Disciplina(s): História

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 10 a 14 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:18

Autor do relato:Mônica Maciel Vahl
Objetivos do uso do filme
No encerramento da realização do estágio obrigatório em História, utilizamos o curta "Dona Cristina perdeu a memória" com o objetivo de discutir com os alunos da 6ª série questões relacionadas com a construção da memória, da identidade e das diferentes narrativas. A partir do entendimento de que esses conceitos não estão dados a priore, procuramos desenvolver atividades que evidenciassem o trabalho, a elaboração e a rememoração da memória.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Nosso plano de trabalho foi dividido em três momentos: Inicialmente, em uma roda de conversa, foram discutidos os conceitos de memória e identidade e de como, com o passar do tempo, as percepções sobre uma mesma temática se transformam (uma hora/aula); a seguir, foi realizado a exibição do curta "Dona Cristina perdeu a memória" na sala de informática da escola e uma exposição livre dos alunos sobre as sensações que o vídeo causou (uma hora/aula); por fim, foi construído um painel coletivo sobre as impressões gerais que a discussão inicial dos conceitos de memória e identidade e a exibição do curta provocaram na turma (duas horas/aula).

Comente os resultados da experiência
Ao contrário de uma experiência anterior, em que houve a tentativa de realizar um trabalho com um longa-metragem e que a turma não se envolveu com a discussão, os alunos se mostraram extremamente receptivos ao desenvolvimento das atividades propostas a partir do curta "Dona Cristina perdeu a memória". Também se mostra relevante ressaltar a disposição deles em compartilharem os seus saberes e as suas memórias com o grande grupo, o que resultou na construção de um painel coletivo que englobou todos as impressões suscitadas por esse projeto.