O projeto "É carnaval na 25" iniciou após as comemorações acerca do carnaval ocorridas no Brasil. Em uma sondagem sobre as características da cidade de Ivoti, no que se refere ao carnaval, percebi que nesta cidade não há escola de samba e que não existe a cultura de se comemorar esta festa. Tal fato pode ter suas razões explicadas pela forte influência da colonização alemã no local e pela ausência de outros grupos étnicos no município.
A partir destes dados, julguei necessário mostrar aos alunos das quintas e sextas séries um pouco desta festa que caracteriza tão fortemente nosso país.
As primeiras atividades deteram-se na pesquisa sobre o desfile das escolas de samba no carnaval. Os alunos buscaram saber mais sobre as partes em que um desfile é dividido, compreendendo suas características.
Após esta etapa de pesquisa, cada turma foi dividida em dois grandes grupos que deveriam ser, cada um, uma escola de samba.
Para saberem mais sobre como uma escola é organizada, as quintas séries foram visitar uma escola de samba e conhecer mais de perto esta realidade, que os impressionou muito. Estas informações auxiliaram na elaboração das escolas nas turmas de forma significativa.
Nesta etapa de organização de uma escola e de um desfile, houve uma grande pesquisa em diversos meios no que diz respeito ao enredo que seria apresentado. Este período também foi de grande crescimento pessoal para todos os envolvidos, uma vez que tiveram de exercitar o trabalho em equipe e aprender a dar a sua opinião bem como respeitar a opinião alheia, entre muitos outros pontos do relacionamento interpessoal.
Como ponto culminante do projeto, o desfile de carnaval da escola contou com 8 escolas de samba e foi apresentado na rua em frente a escola, envolvendo desta forma a comunidade local.
Após o desfile, o curta-metragem "Jorjão" foi apresentado a fim de trazer um outro ponto de vista para a discussão sobre o carnaval.