Trabalho e Juventude em Debate

Instituição:EUZEBIO ANTONIO RODRIGUES PROF
| SP | HORTOLANDIA
| Estadual
 Compreender criticamente o mundo do trabalho no sistema capitalista.  Analisar as condições socioeconômicas e de trabalho do operário da grande indústria durante a grande crise econômica de 1929;  Compreender o conceito de divisão social do trabalho (fragmentação de desqualificação);  Debater as diferenças entre o trabalho intelectual e o trabalho manual;  Refletir a respeito do processo de exploração, típico da sociedade capitalista;  Perceber os mecanismos de controle no interior de uma fábrica;  Analisar as principais características do sistema fordista-taylorista em contraposição ao atual regime de acumulação flexível;  Refletir sobre as possibilidades de transformação no atual mundo do trabalho, principalmente sobre o papel do jovem.

Debate a respeito do tema "o mundo do trabalho", de modo a destacar os principais subtemas;  Atividade em grupo: estabelecer a relação entre a temática abordada nos materiais audiovisuais e a produção do curta-metragem;  Produção do roteiro do projeto "Trabalho e Juventude em Debate".

As atividades realizadas no final do mês de agosto e início de setembro foram extremamente produtivas. As aulas de Sociologia foram ministradas em um ambiente atípico: a sala digital. Os alunos assistiram a duas produções audiovisuais: o curta-metragem "Veneta" (1980) e o longa-metragem "Tempos Modernos" (1936). Após a exibição do material, os alunos foram instigados a problematizar as duas produções audiovisuais, sem deixar de relacioná-las ao tema do projeto desenvolvido no 3º bimestre, chamado "Trabalho e Juventude em Debate". O primeiro desafio esteve ligado à linguagem apresentada pelas duas produções audiovisuais, ou seja, dois filmes mudos que exigem conhecimentos prévios dos alunos a respeito do contexto histórico da grande depressão econômica de 1929 e da década de 1980, marcada pela crise do sistema fordista-taylorista. Estabelecida a compreensão histórica, o próximo passo foi abordar os principais aspectos da exploração típica da sociedade capitalista, aspectos estes destacados nas duas produções audiovisuais: divisão social do trabalho, separação entre trabalho manual e intelectual, mecanismos de controle no interior das indústrias, oposição entre o sistema fordista-taylorista e o regime de acumulação flexível e papel do jovem no atual mundo do trabalho. Nesta etapa, muitos dos alunos puderam expor as suas principais dificuldades, seus desafios e os sucessos alcançados nas poucas experiências de trabalho já vivenciadas, ligadas, principalmente, às suas próprias condições socioeconômicas. Para concluir, os alunos se reuniram em grupos para produzir o seu próprio roteiro, seguindo as temáticas já escolhidas anteriormente. A satisfação nesta atividade esteve relacionada a uma nova metodologia de trabalho, ligada a uma inovadora relação estabelecida entre o professor e o aluno, qual seja, o protagonismo juvenil e a introdução de novas tecnologias no cotidiano escolar.