Infância perdida

Filme Utilizado Dadá | Documentário, Ficção | De Eduardo Vaisman | 2001 | 20 min | RJ

Data da Experiência:01/10/2008

Temas transversais: Cidadania , Saúde

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:Ludmylla Dornelas de Oliveira

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Mostrar através de experiências e dados concretos, dentro da realidade dos alunos, que denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade.

Em roda de conversa e uma sondagem preliminar sobre o que os alunos acharam do filme, comecei mostrando exemplos e estatísticas do Ministério da Saúde sobre o assunto. Como o assunto abordado é dificil de ser tratado devido a cultura dos pais, pedi para que os alunos fizessem uma produção textual em casa. Como a maioria tem um bichinho virtual programei o mesmo para despertar em um intervalo de 2 horas. Quando despertava o aluno escrevia em um diário o que estava fazendo antes dele despertar e toda vez que o bichinho acordava os alunos eram obrigados a dar a comida, leite, dar banho, botar para dormir, limpar, etc, ou do contrário o bicho morria. No final de uma semana os alunos trouxeram seus relatos e mostraram para o grupo. As dúvidas que apareciam eram colocadas dentro da caixa mágica da resposta, onde os alunos não precisavam se identificar.Esse foi o modo que achei para formar cidadãos conscientes de seus direitos, romper barreiras e mostrar que a adolescência é o momento de formação escolar e de preparação para o mundo do trabalho. A ocorrência de uma gravidez nessa fase, significa o atraso ou até mesmo a interrupção desses processos.

Como o filme mescla realidade com ficção ficou fácil os alunos perceberem e destacarem que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa e ambos passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.Na experiência do bichinho muitos alunos desistiram, pois não conseguiam conciliar o estudo, as brincadeiras, os desenhos, as festas, com a responsabilidade de cuidar de alguém, mesmo esse alguém sendo um bichinho virtual.Essa experiência junto com a caixa de respostas foi decisiva para o entendimento dos alunos, pois mesmo com o excesso de informações e liberdade recebida por esses jovens, ocorre a banalização de assuntos como o sexo, por exemplo, e muitos deles nunca conversaram sobre esse assunto com os pais, pois ainda existe um tabu em relação e este assunto.