Em cena, bichos!

Filme Utilizado Bichos Urbanos | Experimental | De João Mors, Karen Barros | 2002 | 20 min | RJ

Data da Experiência:24/09/2007

Disciplina(s): Biologia

Temas transversais: Educação Ambiental , Meio ambiente , Saúde

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:leonardo de assis marques

Instituição:EE MARIA ANDRADE RESENDE
| MG | BELO HORIZONTE
| Estadual
Um dos objetivos foi a ampliação do conceito da palvra animal entre os estudantes do Ensino Médio. Também houve a intenção de promover um diagnóstico da fauna urbana no entorno da escola e, por fim, incorporar as tecnologias atuais nas atividades de ensino/aprendizagem e nas pesquisas e trabalhos escolares.

- Exibição do filme; - Aulas de zoologia; - Elaboração de roteiros de pesquisa para diagnóstico da fauna urbana local; - Montagens baseadas nas pesquisas do ítem anterior, usando recursos caseiros (câmeras digitais, aparelhos de mp3 e microcomputadores); - Exibição das montagens; - Avaliação.

A maioria dos estudantes demonstrou satisfação em relação à experiência realizada. A inclusão de tecnologias (câmeras, mp3, PCs)na atividade escolar foi avaliada positivamente pelos mesmos. Todavia, esse fator ficou em segundo plano se comparado com a experiêcia que tiveram como autores e produtores das montagens apresentadas como trabalho final. Essa tarefa favoreceu a interação entre alunos e até mesmo com pessoas da comunidade. Alguns trabalhos foram realizados com excelência, convicção e sensibilidade própria de artistas em busca de uma obra-prima, enquanto que outros, apenas se divertiram ao protagonizar suas próprias histórias. Como professor, fiquei satisfeito com os resultados que obtive, principalmente porque foi um oportunidade de introduzir novas dinâmicas de aprendizagem no ensino formal.