|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Relações entre os seres vivos

Filme Utilizado Bichos Urbanos | Experimental | De João Mors, Karen Barros | 2002 | 20 min | RJ



Data da Experiência:23/10/2007

Disciplina(s): Ciências

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Faixa etária da turma*: de 10 a 14 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:32

Autor do relato:Marcos Wegher

Instituição:EB DR AMADEU DA LUZ
| SC | POMERODE
| Municipal
Objetivos do uso do filme
Mostrar as relações entre seres vivos nos grandes centros urbanos, além disso, destacar: sua forma de convívio, alimentação, cadeias alimentares, respeito mútuo, etc.

Sequência de atividades envolvendo o filme
1.QUESTIONAMENTOS A CERCA DAS DIFERENTES IMAGENS 2.REFLEXÕES 3.COMPARAÇÕES 4.ANÁLISE DA SITUAÇÃO EM QUE ENCONTRAM-SE OS ANIMAIS QUE OUTRORA VIVIAM LIVRES NAS FLORESTAS 5.A INFLUÊNCIA DA VIDA DESSES ANIMAIS EM CATIVEIRO 6.AS RELAÇÕES MUTUALÍSTICAS ENTRE OS SERES VIVOS 7.AS CADEIAS ALIMENTARES NA CIDADE GRANDE 8.CONSEQUENCIAS DESTA NOVA CADEIA ALIMNETAR PARA O MEIO AMBIENTE 9.APRESENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO: REDAÇÕES, ENCENAÇÃO, DISCUSSÃO E DRAMATIZAÇÃO

Comente os resultados da experiência
FOI DEVERAS UMA EXPERIÊNCIA INTRIGANTE, POIS PENSEI QUE NÃO IRIA, COM UMA TURMA DE 5ª SÉRIE, ALCANÇAR OS OBJETIVOS. OS ALUNOS SIMPLESMENTE MOSTRARAM-SE EM ÊXTASE, DURANTE AS CENAS DO FILME. OS MESMOS COMENTAVAM ENTRE SI E RELEMBRAVAM OS CONTEÚDOS JÁ ESTUDADOS NO DECORRER DO ANO; BUSCANDO E FAZENDO COMPARAÇÕES ÀS DIVERSAS SITUAÇÕES APRESENTADAS. CONFESSO QUE EM DETERMINADOS MOMENTOS EXITEI EM PEDIR PARA QUE DEIXASSEM OS COMENTÁRIOS PARA DEPOIS, MAS O INCRÍVEL É QUE NAS CENAS QUE SE SEGUIRAM O SILÊNCIO É QUE NOVAMENTE PREVALECIA, NUMA ÂNSIA DE DESCOBRIR O QUE ESTARIA POR VIR. AS DICUSSÕES E APRESENTAÇÕES QUE SE SEGUIRAM EXPRESSARAM DÚVIDAS, RECEIOS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR.