A atividade envolvendo o filme aconteceu numa sequência de 8 aulas.
No primeiro momento, de maneira expositiva, os educandos tiveram
uma aula em que o professor apresentou as ideias filosóficas de
alguns pensadores acerca do tempo. Tal assunto é de
importância central na história do desenvolvimento filosófico, pois
o tempo, desde Heráclito, Parmênides e Zenão é um dos paradigmas
do pensamento filosófico. Em Aristóteles o tempo é um elemento
central que se prestará a explicar como a realidade física e
metafísica estão em movimento no mundo.Em sto. Agostinho, o tempo é
fundamental para se entender a marcha da história e como os homens
podem encontrar a salvação nesta vida que é originariamente um
desvio do propósito divino para os homens.
Ainda na aula expositiva pode-se apresentar como a filosofia esteve
um passo adiante do desenvolvimento científico, pois já em David
Hume é possível perceber os germes do desenvolvimento da teoria da
relatividade que seria desenvolvida apenas dois séculos depois. O
tempo passa ser um elemento central no desenvolvimento filosófico
na contemporaneidade, sendo o elemento central da filosofia de
Martin Heidegger, que em sua obra principal "Ser e Tempo" demonstra
como a temporalidade é um dos aspectos fundamentais da existência e
constituição da experiência humana. No existencialismo de Sartre a
discussão é levada ao nível das escolhas e do tempo em que o homem
vive como elemento central daquilo que ele realmente seja.
Depois da aula expositiva, os educandos puderam escolher um dos
filósofos para realizar o aprofundamento teórico com base na
leitura do texto. Nos encontros seguintes os textos foram debatidos
e discutidos em sala de aula, em que cada educando apresentou o seu
respectivo tema para o grupo. Depois o filme foi assistido
individualmente e cada educando fez seu relato pessoal. Por fim, o
filme foi visto pelo grande grupo onde se pode trocar experiências
e chegar a um lugar comum sobre o tema.