A tecnologia a serviço da inclusão e da educação

Filme Utilizado Barbosa | Documentário, Ficção | De Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado | 1988 | 12 min | RS

Data da Experiência:27/11/2007

Disciplina(s): Física , Sociologia

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:Mª Lourdimar de Lucena Pereira

Instituição:SIMÃO ANGELO ESC DE ENS FUND E MÉDIO
| CE | PENAFORTE
| Estadual
Proporcionar conhecimentos básicos sobre o domínio das novas tecnologias da informação e comunicação aproximando os excluídos do mundo digital para o pleno exercício da cidadania.
Possibilitar aos excluídos o mundo digital o acesso às novas tecnologias com soluções de problemas relacionandos ao cotidiano do aluno; Permitir o acesso à tecnologiaa para o entendimento de seus mecanismos complementando e servindo de arcabouço para as várias formas de comunicação tradicionais; Construir, mediante experiências práticas, conhecimentos colaborativos em diferentes áreas, ligada à realidade do aluno, utilizando-se de conhecimentos interdisciplinares.

Mobilizou-se para a participação da comunidade escolar estudando sobre saúde e esporte com informações sobre os conhecimentos básicos, introduzindo-se o filme como a prática de esporte que mais mexe com os corações dos brasileiros: futebol - "A Paixão Nacional". Foram realizads as seguintes etapas: sensibilização para o projeto com cartazes "Vamos embarcar nesta viagem?"; orientação para assistir o Curta; intercâmbio, entre alunos e entre alunos e professor sobre as idéias captadas; pesquisa de questões em sites e livros; oficinas de produção textual e exposição em sala de aula; elaboração de desenhos sobre esporte e entrevistas de pessoas da comunidade sobre a história do futebol local; produção de dados matemáticos com os resultados da entrevista e de textos diversos como: acrósticos, poemas, paródias e receitas; uso da linguagem visual, cênica, musical, audiovisual e corporal; culminância das atividades com exposição em sala de aula. Os aluno fizeram uso das novas tecnologias como instrumento de formação e informação para a inclusão social e participaram da elaboração, execução e consolidação das ações desenvolvidas, articulando-se com professores, educadores de apoio e demais integrantes da comunidade escolar.

Nossos alunos da Educação de Jovens e Adultos adoram futebol, inclusive as mulheres. Ao assistirem o documentário opiniaram que seria bom se realmente pudéssemos retornar no tempo através da tecnologia e consertar as coisas. O Brasil seria hexa, penta... Esse trabalho impactou na melhoria da aprendizagem dos excluídos do mundo digital, na melhoria do raciocínio lógico e conseqüentemente constituiu incentivo para a permanência na escola e fortalecimento das ações em grupo, ganhando-se mais forças, idéias, novas concepções. Com essa oportunidade cuidamos de questões essesnciais na corrida tecnológica da atualidade porque acreditamos que a inclusão de todos com as tecnologias de informação e comunicação seja um "leque que se abre para a inclusão social". Como Barbosa, ficaram ansiosos, a cada atividade vivenciada. No final fizeram bola de pano, bandeirinhas, confetes, jogaram futebol: time masculino X feminino. Vibraram, aplaudiram gritaram gool... O curta os encantou, fazendo-os encontrarem -se no espaço e no tempo com a geografia, as letras, os números, as artes, a saúde, o esporte e o lazer. Sentiram-se incluídos, cidadãos brasileiros e gente que faz.