As atividades foram trabalhadas da seguinte maneira:
Atividades de pesquisa dos autores cordelistas; Atividades de leituras do Varal Poético, poesias de cordel; Rodas de leituras e apresentação de personagens no espaço e no tempo; Dramatização de cordéis; Produção de Xilogravuras e ilustrações de poesias populares; Construção de Cordel coletivo e individual; Discussões de assuntos das leituras, seus pensadores e sua voz de protesto ou humor;Apresentação de repentes e poesias de cordel na praça pública, que ficou conhecido como o Momento dos que fazem a verdadeira Literatura popular, que para a surpresa de todos tivemos participações de muitas pessoas que voluntariamente subiram no palco e declamaram poesias do cotidiano e de épocas passadas (para os alunos foi o momento mais emocionante!); Passagem do Poema do João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina, como fechanento dos trabalhos, com intuito de mostrar como o poeta pernambucano mostrou para o mundo o valor do repente nordestino, momento este em que os alunos poderam perceber a dimensão da real Literatura Popular Regional Brasileira.