cartas para mãe

Filme Utilizado Cartas da Mãe | Documentário | De Fernando Kinas, Marina Willer | 2003 | 28 min | PR

Data da Experiência:19/08/2008

Temas transversais: Cidadania , Comunicação , Educação Ambiental

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:ana paula callado teixeira

Instituição:C.E. EDMUNDO BITTENCOURT
| RJ | TERESOPOLIS
| Estadual

Trabalhar com gêneros textuais - a carta; assistir o DVD a fim de entender a situação política do Brasil naquela época; discutir a carta como meio de comunicação social e interação

Pedi que os alunos trouxessem papel, envelope e alguns centavos para a aula,e, após assistirem o filme, de volta à sala de aula, escrevessem uma carta para a mãe. Não li nenhuma delas, pois achei que não seria o momento de correções gramaticais ou ortográficas, mas momento de reflexão e sentimento. Após as cartas serem escritas, fomos ao correio ( que é ao lado de nossa escola) e orientei os alunos o processo de envio de cartas. Alguns nunca haviam colocado uma carta no correio, tive também de ensinar destinatário e remetente, os lugares certos (acreditem se quiser, alguns alunos não tinham noção de um ou de outro ) Necessitei de pelo menos meia hora nesse processo. Culpa da internet??!!!

O resultado foi incrível!!! Os alunos todos escreveram para as mães, mesmo os que se acham "adultos", cartas muito emotivas, todos enviaram as cartas e o melhor da festa foi a reação das mães: elas receberam durante a semana e algumas responderam!!! Umas vieram me conhecer para saber quem tinha motivado seu filho a finalmente escrever uma carta para ela!!! E sem pedir nada!!! Outras escreveram de volta, abraçaram seus filhos em casa e percebi que além de uma lição de língua portuguesa foi também uma lição de amor!!!!