Iniciei a aula perguntando sobre o recebimento e feitura de cartas
na atualidade e fui recebida com muito desinteresse pelos
"superiores" adolescentes que só usam e-mails para se comunicarem.
Depois contextualizei historicamente e apresentei o cartunista
Henfil aos alunos, sua biografia e seu trabalho em si. A maioria,
como nunca ouviu falar no artista, se interessou quando soube que ele era irmão do Betinho, da doença que causou sua morte e em suas tirinhas publicadas nos jornais.
Exibi o filme e discutimos o contexto histórico que o Brasil se
encontrava na época. Como dever de casa, eles deveriam trazer a
transcrição e análise de uma das cartas apresentadas no filme. Para isto, como todos na turma têm acesso a internet, indiquei o acesso ao PortaCurtas para rever o filme e escolher a carta que mais gostasse.
Na aula seguinte eles trouxeram as cartas (alguns comentaram que
fizeram "download" do roteiro do filme no próprio PortaCurtas e,
assim, ficou mais fácil de escolher).
Levei uma outra carta transcrita: do Chico Buarque na música Meu
Caro Amigo, de 1976 - Composição: Chico Buarque e Francis Hime.
Essa musica, indicada no parecer pedagógico do Curta na Escola,
representa a mesma época da ditadura no Brasil e é uma excelente
forma de mostrar a censura e o exílio que os artistas brasileiros
(cantores, cartunistas, etc) passaram e sofreram. Eles gostaram
tanto da carta que quiseram ouvir a música, que acabei levando na
aula seguinte.
Ao perceber como a turma estava interessada e envolvida, decidi
prolongar a atividade propondo que cada um escrevesse uma carta.
Preparamos o envelope com remetente, destinatário, endereço(muitos não sabiam o CEP).
Consegui uma aula externa e fomos a uma agência na rua do colégio.
Lá ensinei como procurar CEP nas listas (eles acharam complicado e
se aliviaram ao saber que pelo site Correios também é possível
encontrar).
A última tarefa foi cada um postar sua carta.