Comentário sobre as cartas da mãe

Filme Utilizado Cartas da Mãe | Documentário | De Fernando Kinas, Marina Willer | 2003 | 28 min | PR

Data da Experiência:19/09/2008

Disciplina(s): Sociologia

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Autor do relato:ADRIANA AMARAL DA CUNHA

Instituição:ESC EST DE ENS MEDIO ALBATROZ
| RS | OSORIO
| Estadual

Discutir :
Falta de livre expressão por causa da Ditadura Militar; como é bom ser livre e independente; há muitas maneiras de se expressar; até pessoas alegres sentem solidão e tristeza; que ser amigo, crítico, realista e procupado com o "povo" não é um defeito.

Conversa sobre curtas. Mostra do filme. Debate sobre o mesmo. Tópicos mais importantes escritos no quadro. Comentário escrito e individual sobre o filme.

Para Henfil, tudo estava no plural...Mesmo no exílio preocupava-se com sua nação, sentia falta de seu irmão, Betinho, e escrevia longas cartas para sua mãe colocando o que pensava e, até como em algumas situações, ela deveria agir. Sempre achou o brasileiro pessimista, mas não entendia o porquê da sua desunião com seus "irmãos" brasileiros.Surpreendia as pessoas que o rodeavam com coisas, falas e ações inusitadas e talvez, por isso tinha pressa. Pressa em viver.Olhos expressivos, cabelos crespos e brincalhão, deixou um grande vazio ao deixar este mundo, pois além de excelente cartunista, era jovem, muito jovem.