|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

SUPERAÇÃO

Filme Utilizado Metamorfose | Documentário | De Ana Cristina Costa e Silva | 2002 | 17 min | DF



Data da Experiência:27/08/2012

Disciplina(s): Ciências

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:10

Autor do relato:Eduardo Beltrão de L. Córdula

Instituição:ESC MUL MAJ ADOLFO PEREIRA MAIA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Objetivos do uso do filme
Levar o alunado a refletir sobre sua postura perante a vida, as escolas e os desafios que surgem, para que não fiquem apáticos e reajam, buscando soluções e seguindo enfrente na busca pela emancipação individual, mas sem perder a coletividade social.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Abordagem da temática: Superação e desafios em sala de aula, com debate didático em círculo , e, posteriormente, exibição de documentário de curta duração ao alunado, para, depois, proceder com interpretação textual com confecção de manuscrito na forma de resumo crítico do vídeo, apontando os lados positivos e negativos, além de colocar a mensagem central em suas vidas de forma comparativa. Os resultados foram avaliados a partir da participação e integração da turma com o tema escolhido, o seu grau de entendimento e de debate durante as etapas do processo de aprendizagem, além da leitura do material manuscrito produzido.

Comente os resultados da experiência
No primeiro momento, tivemos um debate nos colocando em forma circular, sobre a problemática da turma - a apatia intelectual - perante os estudos e as disciplinas. Em um segundo momento, foi exibido o vídeo documentário, que trata de superação de problemas pessoais de ordem física e emocional, mostrando que tudo que nos acontece na vida pode ser superado, e os problemas podem ser transpostos sozinhos: pela nossa força de vontade e/ou, com ajuda das pessoas que estão à nossa volta, principalmente com a nossa família. Realizaram, após exibição, um relato escrito na forma de um resumo crítico, colocando os pontos positivos e negativos do vídeo, sua importância, e relatando a mensagem do vídeo em comparação com o que foi exposto no primeiro momento de debates. No terceiro momento, após a leitura das interpretações textuais manuscritas, foi gerado um novo círculo de debates didáticos, onde houve maior participação e integração da turma, com reconhecimento da problemática da apatia em sala de aula, e que poderiam a sim como a protagonista do vídeo apresentado, superaram suas próprias dificuldades nos estudos e na participação da sala de aula.