1.Retomada das principais características de um texto poético.
2.Leitura em voz alta pelo professor da leitura do poema "Velha história".
3.Reposta dos alunos às perguntas: "O que faz de "Velha história" um texto poético?", "O que você sentiu ao ouvir a história?"
4.Exibição do curta.
5.Resposta dos alunos à pergunta: "O que você sentiu ao assistir a história?".
6.Discussão das emoções provocadas pela audição e exibição da história.
7.Discussão do assunto tratado no poema tendo como norte as questões:a)Por que você acha que o peixinho morreu afogado? b)Se o peixinho pudesse falar e o homem o consultasse sobre a sua vontade de viver com ele ou voltar para a água, o que você acha que ele diria? c)Você acha importante considerar o que outras pessias sentem ou pensam? d)Apesar do homem gostar muito do bichinho, acabou tomando uma atitude que o prejudicou. Você já se sentiu alguma vez como o peixinho ou como o homem? Quando? Como foi? e)É importante considerar o que as outras pessoas pensam e sentem? Por quê?
8.Encerramento do trabalho: "Se você pudesse mudar o final da história (último parágrafo), como o faria?