Em reunião de professores, exibimos o curta "Velha História", explicando que o filme daria início a um trabalho de pesquisa a ser realizado naquele encontro.
Após a exibição, perguntamos quais temas a animação sugeria e anotamos as opiniões em flip chart. Realizamos leitura compartilhada do texto literário de Mario Quintana, incentivando a comparação entre linguagens através da relação do texto escrito com as imagens do curta. Formamos grupos e solicitamos que cada um deles escolhesse um tema entre aqueles anotados no flip chart. Definido o tema de cada grupo, orientamos para o desenvolvimento da pesquisa: conversamos sobre tudo o que sabiam a respeito do tema; em seguida, através de uma pergunta, definimos o que mais queriam saber; partimos para a busca, localização e seleção de informações nos diferentes recursos da biblioteca escolar e finalmente, cada grupo socializou o que foi pesquisado.
Foi entregue uma apostila com sugestões do uso de curtas na sala de aula e realizada a leitura e comentários das situações didáticas sugeridas pelo Professor Moran, disponíveis no site www.curtanaescola.com.br. Para encerrar a reunião, foi realizada a avaliação do encontro de professoras com a pergunta: de que forma você pode aplicar as aprendizagens de hoje com seus alunos?