Logo que o filme terminou, percebi que os alunos estavam muito "tristes", e sairam dizendo que não tinham gostado do final do filme: -Não acho justo o peixinho morrer;
-O homem não perguntou a opinião do peixinho;
-Claro o peixinho era diferente e queria viver na terra.
Então os alunos criaram um final diferente para o filme.
Fizemos votação para escolher o melhor final.
Após esta escolha, resolvemos representar o filme através de duas peças teatrais, uma com o final do filme e outro com o final que eles modificaram.
Também fizemos dinâmicas sobre amizade, foi quando surgiu a idéia de cada aluno ter um amigo diferente. Falamos muito sobre as diferenças. Combinamos que vamos conhecer a APAE do município(instituição que atende pessoas com necessidades especiais) mas antes vamos trocar correspondências.
Trabalhamos ferramentas de comunicação: como se comunicar com as pessoas, a produção textual, a ortografia... Por fim, trabalhamos com o gênero carta por meio da escrita para os alunos da Apae, sem ainda conhecer os alunos. Estão todos ansiosos para se conhecerem!