O trabalho foi desenvolvido com uma turma de correção de fluxo (classe de aceleração. Por isso, para iniciarmos o trabalho discutimos a necessidade de produzirem textos ampliados, coesos, com início, meio e fim, com uma idéia lógica e descrição dos fatos etc. Estou sempre exercitando com eles a organização de um texto através de produções coletivas. Então lancei a sugestão de assistirmos o filme para, a partir dele, produzirmos um texto lógico e ampliado. Assistimos na sala de vídeo da escola e lá mesmo fizemos o debate sobre o mesmo. Problematizei algumas questões levantadas pelo filme como a nossa responsabilidade em cuidar do meio ambiente e da natureza e a necessidade da sustentabilidade por meio da pesca. Moramos numa cidade litorânea onde muitas famílias vivem por meio desse trabalho. Na praia próxima a nossa escola temos uma feira de peixe e tudo isso nos serviu para contextualizar a história do filme. Também foi falado sobre os sentimentos de amizade, amor e egoismo. Na opinião da turma, o pescador levou o peixe para casa sem pensar na família do peixe, mas a convivência fez nascer a amizade e, numa prova de amor, o peixe volta para o seu lar. Após o debate partimos para a produção individual de textos.