Uma velha nova história

Filme Utilizado Velha História | Animação | De Cláudia Jouvin | 2004 | 6 min | RJ

Data da Experiência:08/11/2007

Temas transversais: Educação Ambiental , Meio ambiente

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:Orvania Cardoso Faria

Instituição:ESC MUL SERAFICO DA NOBREGA
| PB | JOAO PESSOA
| Municipal
O objetivo principal da utilização do filme era a motivação e organização prévia para o exercício de produção textual, bem como o debate acerca do tema principal do filme.

O trabalho foi desenvolvido com uma turma de correção de fluxo (classe de aceleração. Por isso, para iniciarmos o trabalho discutimos a necessidade de produzirem textos ampliados, coesos, com início, meio e fim, com uma idéia lógica e descrição dos fatos etc. Estou sempre exercitando com eles a organização de um texto através de produções coletivas. Então lancei a sugestão de assistirmos o filme para, a partir dele, produzirmos um texto lógico e ampliado. Assistimos na sala de vídeo da escola e lá mesmo fizemos o debate sobre o mesmo. Problematizei algumas questões levantadas pelo filme como a nossa responsabilidade em cuidar do meio ambiente e da natureza e a necessidade da sustentabilidade por meio da pesca. Moramos numa cidade litorânea onde muitas famílias vivem por meio desse trabalho. Na praia próxima a nossa escola temos uma feira de peixe e tudo isso nos serviu para contextualizar a história do filme. Também foi falado sobre os sentimentos de amizade, amor e egoismo. Na opinião da turma, o pescador levou o peixe para casa sem pensar na família do peixe, mas a convivência fez nascer a amizade e, numa prova de amor, o peixe volta para o seu lar. Após o debate partimos para a produção individual de textos.

Fiquei impressionada com o resultado da aula. Os textos escritos pelos alunos inspirados no filme trouxeram as reflexões relacionadas aos sentimentos de amor e amizade surgidos no diálogo e na convivência entre o peixe e o pescador e na prova de amor ao deixar o outro livre para que ele pudesse viver. A lição de que é preciso viver e deixar viver esteve presente em alguns textos. O objetivo foi atingido na medida em que foram escritos texto longos (quase todos com 21 linhas), com a presença de paragráfos, sentido lógico e frases ampliadas. Gostaria nesse espaço de salientar que minha turma de correção de fluxo (acelera) apresenta nível cognitivo de 3ª a 5ª série (4º ao 6º ano). Portanto, de acordo com o nível em que cada aluno se encontra em desenvolvimento, afirmo que essa atividade foi bastante positiva!