Inicialmente, houve a exploração dos conhecimentos prévios dos
alunos, a partir do título do vídeo. Em seguida, a exibição do
vídeo, a fim de constatar as hipóteses dos alunos. Depois da
conversa sobre as aproximações das ideias dos alunos, o filme foi
exibido novamente para deleite dos alunos e para terem outra
percepção do vídeo. Discutimos mais aprofundadamente sobre a
abordagem do filme, e do que se tratava. Discutimos também a mímica
e como ela é um tipo de linguagem importante, inclusive a linguagem
dos sinais (LIBRAS). Na sequência, exploramos os tipos de moradia
que podemos encontrar e discutimos a importância de um lar. Um
cartaz foi exposto contendo a letra da música para leitura e
compreensão. Destacamos as palavras-chave da letra da música para
análise linguística e fonológica. Utilizamos
CASA-TETO-CHÃO-REDE-PAREDE-PENICO-ESMERO-BOBO-ZERO, explorando
palavras que rimam. Os alunos identificaram a palavra ESMERO como
desconhecida para eles e buscamos seu significado no dicionário.
Encerramos a sequência de atividades com ditado de palavras-chave
do texto da música e uma frase (produção escrita/escrita
espontânea).