PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
1 - Momento realizado na sala de informática: anunciei que iria passar um filme curto, sem falar o titulo do curta. Aproveitei para propor que observassem do que se trata o curta. Apresentei o filme a casa, sem o som.Neste momento esclareci que trata de uma música de que tem conhecimento. Sem dar maiores pistas oportunizei que falassem sobre suas conclusões, se sabiam do que se tratavam as imagens. Algumas crianças chegaram a dar pistas de que tratava da música de Vinicius de Moraes e justificavam que ele não construía nada.Uma das crianças afirmou que era a musica, pois não podia ilustrar a casa, pois não tinha nada. Apresentei novamente o filme com o som. Abri nova roda de conversa, visando que as crianças estabelecessem relações entre a música e a imagem.
2 - Sala de aula : expus na lousa o texto escrito e fiz a leitura coletiva com as crianças.
Pedi que encontrassem no texto palavras sugeridas por, a fim de possibilitar a usarem suas estratégias de leituras. Em seguida, fiz a leitura coletiva apontando para cada palavra. Finalizei esta atividade, apagando palavras por palavras e a medida que ia apagando pedia-lhes que falassem a palavra que foi apagada. Organizei a sala em duplas conforme as hipóteses de escrita e distribui a música em textos fatiados, em palavras móveis, letras moveis ou folha para registro da música.
Duplas formadas por: Pré-silábico / silábico sem valor - organizar o texto a partir de frases fatiadas; Silábico sem valor / silábico com valor - organizar a letra da musica por meio das palavras fatiadas; Silábico com valor sonoro / silábico alfabético - organizar a letra da musica por meio do alfabeto móvel; Silábico alfabético / alfabético - proponha que faça a reescrita da musica .