|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

UM NOVO OLHAR SOBRE O CHORINHO

Filme Utilizado Alma Carioca - Um Choro de Menino | Animação | De William Côgo | 2002 | 5 min | RJ



Data da Experiência:23/09/2012

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Temas transversais: Pluralidade Cultural

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Faixa etária da turma*: de 14 a 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:6

Autor do relato:susie barreto da silva

Instituição:E E E F M PALMIRA GABRIEL
| PA | BELEM
| Estadual
Objetivos do uso do filme
O propósito de utilizar o filme "Alma Carioca - Um choro de Menino" foi o de de propiciar aos alunos o conhecimento sobre o chorinho, sua origem, características e principais representantes, assim como, conhecer alguns chorinhos.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Assistir ao filme com os alunos e conversar com eles sobre o que é chorinho, sua origem, suas características, os instrumentos utilizados, seus maiores representantes e, posteriormente, ouvir alguns chorinhos mais conhecidos. Pedir que façam uma pesquisa sobre tudo que foi conversado e mostrado sobre o chorinho para que sejam criadas, depois, revistinhas de história em quadrinhos. Através das histórias em quadrinhos, os alunos podem criar imagens e diálogos sobre o surgimento de outros estilos musicais, assim como podem criar seus próprios curtas sobre outros estilos. Tanto as histórias em quadrinhos como os curtas podem ser utilizados em uma exposição para toda comunidade escolar.

Comente os resultados da experiência
A utilização do recurso do curta em sala de aula com o propósito de ensinar aos alunos sobre a origem, características e principais representantes, assim como conhecer alguns chorinhos foi muito gratificante, estimulador e eficaz. Os alunos gostaram da iniciativa e acharam uma aula diferente, prática e bem criativa. O resultado foi muito bom.