|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

A sensibilidade como eixo do trabalho cinematográfico

Filme Utilizado O Chapéu do Meu Avô | Documentário | De Julia Zakia | 2004 | 28 min | SP



Data da Experiência:10/09/2009

Disciplina(s): Língua Portuguesa , Música

Temas transversais: Cidadania , Educação Ambiental , Tecnologias

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Faixa etária da turma*: de 10 a 14 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:6

Autor do relato:Carolina Sumie Ramos
Objetivos do uso do filme
Nosso currículo é organizado por projetos interdisciplinares chamados de Trilhas Educativas, elaboradas pela equipe docente com base no interesse dos estudantes, tendo a Arte como eixo organizador das atividades pedagógicas. A exibição do filme fez parte da Trilha "As invenções humanas" que tinha por objetivo estudar com quais invenções não vivemos sem a partir de seis sub-grupos: Moda/Vestuário, Música, Meios de Comunicação, Jogos e Diversões, Alimentação e Tecnologias de Guerra. O primeiro sub-grupo, Moda e Vestuário, teve como objetivo específico acompanhar as mudanças na confecção do vestuário e no maquinário necessário, além das invenções relacionadas à moda e as mensagem que ela transmite. A época de pesquisa foi definida com base na época do vovô e da vovó dos estudantes do grupo.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Além dos encontros de aula utilizamos três fontes de pesquisa para complementar a construção desse conhecimento priorizando uma linguagem diversificada, foram eles: registros fotográficos dos familiares dos estudantes, uma aula in loco com um especialista do brechó da região com grande acervo de peças antigas e a exibição do filme O chapéu do meu avô de Julia Zakia, disponível no portal CURTA NA ESCOLA. O trabalho com os registros fotográficos dos familiares dos estudantes foi desenvolvido pela professora de Português com resgate de histórias e memórias a partir das fotos para fomentar a produção de texto com base nesses registros. A aula in loco foi orientada pela professora de História que mapeou a presença de um local com grande acervo de vestimentas da "época do vovô e da vovó" na região do entorno da escola. A escola conseguiu uma visita ao Brechó para o grupo conhecer as vestimentas, seus cortes e os acessórios que acompanhavam os trajes da "época do vovô e da vovó". Fomos recebidos pelo profissional do local que mostrou, descreveu e explicou as diferenças nos cortes, as influências históricas que levaram a essas mudanças e outras curiosidades sobre a evolução da moda. Dentre os acessórios, os chapéus chamaram a atenção dos estudantes que puderam prová-los.

Comente os resultados da experiência
O uso pedagógico do curta-metragem O chapéu do meu avô possibilitou ao grupo de estudantes relacionar os conteúdos e temas trabalhados pelos professores à obra sensível de Julia Zakia a partir resgate de história de vida do avô, suas invenções e produções na área de Vestuário e Moda e, especialmente, da relação entre avós e netos. O grupo de estudantes apreciou o trabalho com um olhar aguçado e preparado para o assunto e os professores conduziram uma reflexão sobre a relação entre netos e avós, chamando a atenção para mudanças de proximidade que tiveram nessa relação à medida que cresceram, levando o grupo de estudantes a inferir sobre os motivos que levaram a autora a realizar esse registro. Compreendendo a linguagem cinematográfica como uma forma de registro carregada de sentimentos, aproveitamos o fato do filme O chapeu do meu avô registrar uma relação familiar aos estudantes, para possibilitar a produção de um novo conhecimento de forma significativa, pois foram capazes de construir relações com as próprias experiências de vida. Para finalizar, observamos que o uso dessa produção como ferramenta pedagógica possibilitou o contato dos estudantes com uma maneira de comunicar uma história, que relaciona informações e sentimentos, aspecto que contribuiu para a construção do curta-metragem Apenas uma invenção, produzido pelo grupo no final da Trilha Educativa, sob orientação da professora de Artes.