Desenvolvido no âmbito de uma disciplina de Lingua Portuguesa, a
unidade procurou abordar a diversidade cultural sob diferentes
perspectivas e a partir de variados suportes textuais/discursivos.
Nesse contexto, utilizou-se como ponto de partida a exibição do
curta "O Xadrez das Cores", com a função tanto de sensibilização
quanto de servir como eixo à unidade.
Assim, em um primeiro momento, foi exibido o filme para os alunos.
O restante desta primeira aula foi usado para que os alunos
comentassem o filme. Na ocasião, quando questionados se já teriam
visto outros filmes sobre o tema, os alunos recomendaram "Quase
Deuses". Também foram citados exemplos de personalidades
importantes de origem afrodescendente ligadas à música, ao futebol,
às artes, às ciências e à politica.
Na aula seguinte, solicitou-se uma atividade de retextualização: os
alunos foram convidados a escrever uma resenha critica do filme
assistido na aula anterior, "O Xadrez das Cores".
A partir do filme e da resenha, na aula seguinte os alunos deram
inicio à elaboração de um painel com textos sobre o tema do filme,
pesquisados por eles e provenientes de suportes diferentes. Após,
escolheu-se um texto para trabalhar os conteúdos da unidade:
orações, pontuação e articuladores; e, por fim, os alunos foram
convidados a elaborar um artigo de opinião sobre o tema. Os
trabalhos elaborados na unidade foram expostos no mural da escola,
o que proporcionou maior visibilidade aos diferentes materiais
produzidos e reunidos pelos alunos.