|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Convivendo com as diferenças

Filme Utilizado O Xadrez das Cores | Ficção | De Marco Schiavon | 2004 | 22 min | RJ



Data da Experiência:08/05/2008

Disciplina(s): Educação Física

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Faixa etária da turma*: de 10 a 14 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:30

Autor do relato:DEMÉTRIO DA ROCHA RIBEIRO JR.

Instituição:EM VIRGILIO DE MELO FRANCO
| MG | CONTAGEM
| Municipal
Objetivos do uso do filme
Percebi Que Os Alunos Tinham Muita Dificuldade Em Aceitar Os Colegas,Com Relação À Sua Forma De Jogar.Todos Nós Somos Diferentes Em Tudo, Mas As Vezes Algumas Diferenças Quando Confrontadas Geram Conflitos.Pensando Em Fazer Uma Reflexão Com Meus Alunos Sobre Os
Conflitos Que Aconteciam Em Minhas Aulas De Educação Física,Devido À Diferença De Níveis De Performance Nos Jogos,Passei Este Filme.Escolhi Este Filme Devido Ao Fato Dele Utilizar Um Jogo Para Resolver Um Problema De Preconceito,Ou Melhor,Aceitação De Uma Diferença Étnica.

Sequência de atividades envolvendo o filme
1-OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO DOS ALUNOS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA; 2-PESQUISA DE FILMES COM TEMA VOLTADO A RELACIONAMENTO E ACEITAÇÃO DAS DIFERENÇAS; 3-MOTIVAÇÃO DO GRUPO PARA ASSISTIR AO FILME; 4-ASSISTIR AO FILME 5-COMENTÁRIOS SOBRE O FILME; 6-RELACIONAR O FILME COM AS NOSSAS AULAS; 7-DISCUSSÃO SOBRE CONVIVÊNCIA; 8-ANÁLISE DA POSTURA INDIVIDUAL NO RELACIONAMENTO COM OS COLEGAS; 9-CONCLUSÕES.

Comente os resultados da experiência
DEPOIS DE ASSISTIREM A ESTE FIME E REFLETIREM ,PERCEBI QUE OS CONFLITOS APÓS AS AULAS DIMINUIRAM SIGNIFICATIVAMENTE.OS ALUNOS AGORA ENTENDEM MELHOR QUE CADA UM TEM UMA CARACTERÍSTICA ÚNICA E INDEPENDENTEMENTE DISSO,TODOS TEM O MESMO DIREITO.NÃO FOI FÁCIL CHEGAR A ESTA COMPREENSÃO,POIS O SER HUMANO SE ESQUECE DE UMA COISA QUE TODOS NÓS PASSAMOS: NASCEMOS SEM NENHUMA HABILIDADE,NOS DESENVOLVEMOS ATRAVÉS DE ESTÍMULOS ,DIFERENCIADOS DE UM INDIVÍDUO PARA OUTRO E ADQUIRIMOS HABILIDADES DE ACORDO COM O GRAU E QUALIDADE DESTES ESTÍMULOS.DEVEMOS RESPEITAR O RÍTMO DE CADA UM ,BEM COMO,A QUALIDADE DOS ESTÍMULOS RECEBIDOS POR ESTES.