O "Curta na escola; vol. 2" vem ao encontro do projeto "Expressões Literárias", que venho desenvolvendo na escola desde 2005 na busca uma prática pedagógica capaz de possibilitar a percepção e a concepção do aluno como um ser social, psicológico e histórico, bem como despertá-lo para o prazer e o gosto de ler. Desenvolvemos o tema do nosso programa com o conto Felicidade Clandestina e, ao recebermos o "Curta na Escola" pudemos ampliar nosso olhar crítico sob a ênfase da metodologia sugerida, o que aguçou a curiosidade dos alunos e elevou o nível do certame proposto pelo "Expressões Literárias."
Explicadas então, as técnicas de uma análise literária simples, cada aluno recebe a incumbência de identificar na leitura, visual e escrita, personagens, tempo, espaço, tipo de narrador, foco narrativo, clímax e enredo; e relatar, emitindo sua opinião pessoal, explicitando o que é ou não do seu agrado, no contexto da história.
Em seguida, a busca da autora do "Felicidade Clandestina" através de pesquisa em livros, vídeos e internet, aguçando desta forma a curiosidade da classe também sobre outros autores.
Os debates em sala de aula, sobre a época contextual do conto, a personalidade das personagens, valores morais, sentimentos de felicidade, persistência e objetivos definidos, foram de suma importância na construção do caráter e na elaboração dos textos, individuais e coletivos, que logramos produzir.
Um cartaz contendo a bibliografia da autora, fotos da época e um texto de avaliação coletiva sobre a obra também foi produzido em sala de aula como ilustração do tema.
O cartaz foi apresentado em sala de aula e em seguida exposto em local estratégico no corredor da escola, objetivando despertar o interesse dos demais alunos da instituição sobre os trabalhos que estamos desenvolvendo como estimulante do prazer e do gosto de ler e interpretar as diversas formas tecnológias.