O que é preciso para ter felicidade

Filme Utilizado Hoje tem Felicidade | Ficção | De Lisiane Cohen | 2005 | 14 min | RS

Data da Experiência:06/09/2012

Disciplina(s): Matemática

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental II

Autor do relato:Claudete A. Almeida de Gaspari

Instituição:MOREIRA SALLES, E E - E FUND
| PR | MOREIRA SALES
| Estadual
Como a turma escolhida apresenta muitos problemas indisciplinares, os objetivos são de refletir sobre o tema felicidade, valorização do ser humano, da família. Discutir sobre o que fazer para melhorar um pouco o futuro, criar um expectativa de vida melhor. Mostrar que podemos encontrar a felicidade nas pequenas coisas da vida, mas que tudo isso depende de cada um de nós.

- Exposição do projeto sobre o assunto, debate sobre o tema em sala de aula, registro em forma de redação sobre o que é a felicidade para cada um. - Apresentação do curta: Hoje tem felicidade, discussão sobre o mesmo para percepção da realidade apresentada no filme. - Apresentação do poema: Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz, de Otávio Roth. Atividade sobre o poema. - Montar uma lista de coisas que trazem felicidade para todas as pessoas e montar outra lista de coisas que traz felicidade para cada um, em grupos. - Organizar as listas montadas, fazendo um poema, como no que foi apresentado. - Cada aluno fará, também, um desenho representando sua frase, da lista que fez, sobre o que traz felicidade para você. Deve ter o desenho e a frase, para ser montado um caderno ou livro. - Partindo para a tecnologia, os grupos farão gravações em celular ou câmera de várias pessoas, expondo em frases curtas o que é ter felicidade para elas. - Gravar, também, o livro das atividades desenhadas pelos alunos. - Montar e editar os vídeos trazidos pelos alunos. - Apresentação dos trabalhos realizados. - Registro pelos alunos em forma de redação do que foi aprendido.

Os alunos estão participando ativamente. O tema escolhido mexe com a emoção e sentimentos dos alunos. O objetivo de mostrar que a felicidade está nas pequenas coisas abre os horizontes e acredito que isso pode mudar as atitudes de alguns. O filme e os textos estudados, assim como os depoimentos dos vídeos, mostraram os verdadeiros caminhos da felicidade. Aprendemos que tanto o rico quanto o pobre, o feio quanto o bonito, pode buscar o caminho da felicidade em coisas pequenas, sem precisar recorrer a meios como drogas, vícios ou prostituição. Que a felicidade verdadeira é duradoura e não momentânea, e que todos podemos ser felizes, em casa, na escola, no trabalho, na vida...