Após aulas expositivas sobre a expansão do capitalismo e a universalização de valores e padrões que o caracterizam, foi proposta uma pesquisa com as pessoas mais velhas das famílias (idade superior a 50 anos) sobre as transformações sociais que cada um percebeu na segunda metade do século vinte.
Após vermos o vídeo, foi proposta uma discussão sobre o seu conteúdo e a elaboração de um texto individual sobre mudança cultural e processo social à luz das conversas relatadas e do tema tratado pelo vídeo.
A turma foi dividida em grupos para pesquisarem sobre a globalização, abordando os aspectos sociais mais visíveis: o aumento do consumo e facilidade de acesso à tecnologia; a reengenharia empresarial, adoção de novas tecnologias de gerenciamento e de produção e a crise no mercado de trabalho com a consequente ampliação da pobreza; o conceito de pobreza relativa: o advento das mídias modernas tornou possíveis comparações entre as diversas nações capitalistas, fazendo com que as desigualdades sociais e a pobreza se tornassem mais incômodas.
Aula expositiva explicando os conceitos "pobreza incluída", "marginalização" e "exclusão", utilizados pelo Professor Milton Santos.