|
Educadores
Cadastre-se para registrar os seus relatos de experiência com o uso de curtas-metragens em salas de aula e concorrer a prêmios para você e sua escola.

Negocio Fechado

Filme Utilizado Negócio Fechado | Ficção | De Rodrigo Costa | 2001 | 15 min |



Data da Experiência:21/11/2007

Disciplina(s): Geografia

Nível de ensino da turma*: Educação de Jovens e Adultos

Faixa etária da turma*: acima de 18 anos

Nº de alunos que assitiram esta sessão:10

Autor do relato:Jessé Torres Pereira Sobrinho

Instituição:MARIA ALICE BORGES GHION PROFA EMEF
| SP | TABOAO DA SERRA
| Municipal
Objetivos do uso do filme
Nesse semestre trabalhamos com a 5ª série da Educação de Jovens e Adultos os temas
Agricultura, Solo e Trabalho Humano, entre outros assuntos relacionados ao espaço rural. Usamos o curta Negócio fechado com o objetivo de mostrar o tipo de negociação (peleja) que os fazendeiros têm o costume de fazer, bem como, a diferença de hábito e de negociação do interior em relação as grandes metrópoles.

Sequência de atividades envolvendo o filme
Fizemos um questionário com 4 perguntas referentes ao filme. Os alunos assistiram o filme e na mesma aula foram respondendo o questionário. Na aula seguinte fizemos um debate referente ao filme e questionário.

Comente os resultados da experiência
Houve participação de todos os alunos , com a oportunidade de todos comentarem por se tratar de uma sala pequena. Fizemos um debate a respeito e discutimos os hábitos e costumes de vida e de negociação do pessoal do interior, realizando uma comparação com a população urbana. Comparamos a vida mais tranquila, o tempo de conversar, contar alguns "causos" e tomar um cafezinho que população rural tem com a correria, o pouco tempo para o diálogo e o estilo de vida agitado da população urbana.