Século XXI: Eu e os outros...

Filme Utilizado Criaturas que Nasciam em Segredo | Documentário | De Chico Teixeira | 1995 | 21 min | SP

Data da Experiência:28/04/2011

Nível de ensino da turma*: Ensino Médio

Autor do relato:kelton medeiros teles

Instituição:JOAQUIM ALVES, EEFM
| CE | FORTALEZA
| Estadual
OBJETIVO GERAL: Analisar as relações entre o indivíduo e a coletividade no século XXI. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estimular nos estudantes o debate sobre as consequências de ser diferente no século XXI. Exemplificar e explicar o conceito de historicidade demonstrando como o sujeito é construído historicamente. Estimular o debate sobre o espaço das minorias em uma sociedade.

Antes da exibição do curta, tivemos uma aula onde foram explicadas as diferenças entre se viver nas sociedades tradicionais, em que existem papéis sociais bem definidos, e se viver no século XXI, onde há uma tendência ao plural e os papéis sociais ficam indefinidos. De tal modo que viver neste ambiente (ou ser cidadão nesta realidade) envolve aprender a conviver com as diferenças. Depois da exibição do filme foi sugerido como atividade para casa uma redação com o tema "Como eu vivo com as diferenças" e uma pesquisa sobre anões. Também foram feitas algumas perguntas, por exemplo: Como se explica o título do filme? Na aula seguinte houve a socialização das pesquisas dos estudantes.

Propositadamente o conteúdo do filme não foi revelado anteriormente aos estudantes. Foi avisado apenas que se tratava de um "curta" sobre diversidade e que se relacionava à aula que tínhamos tido sobre como viver no século XXI. O objetivo era que eles tivessem uma surpresa, um contato repentino com o tema, para serem envolvidos pelas diferenças dos anões de forma similar ao que ocorre no cotidiano, quando nos deparamos inesperadamente com algo ou alguém diferente dos nossos padrões. Toda esta estratégia me deixou, como professor, um pouco ansioso mas, ao final, se mostrou boa, pois à medida que os relatos reais dos personagens aconteciam os alunos ficavam progressivamente mais envolvidos e atentos. A face de cada aluno demonstrava claramente este envolvimento. Creio que se os estudantes conseguissem manter este mesmo grau de concentração em pelo menos metade das aulas teríamos todos os nossos objetivos educacionais atingidos. Ao final da exibição do curta, os alunos estavam ansiosos para fazer comentários e perguntas. Contudo, tive que lembrar que nossa aula era também "curta" e que sobrara pouco tempo para comentários. Ainda assim, algumas opiniões foram expostas, além dos alunos responderem de forma criativa as perguntas feitas sobre o filme. Um estudante respondeu que o título do filme "se explica porque quando temos alguma coisa diferente temos que mantê-la bem escondida, em segredo". O comentário gerou polêmica e outro estudante rebateu dizendo que "este tempo já passou, hoje cada um pode ser diferente sem ter que se esconder".