Inicialmente fiz uma aproximação com a turma. Mostrei fotos de minha adolescência na década de 90, conversei sobre dúvidas, situações e algumas histórias que vivi. Aos poucos os alunos sentiram confiança e foram contando para a turma algumas histórias, dúvidas, preocupações e fazendo suas conclusões.
Fui levando a conversa para fazermos juntos uma lista de comparações de sentimentos/situações/aspectos psicológicos entre nossas épocas.
A "Lista de duas épocas" como a chamamos, ficou exposta ao quadro.
Convidei, então, a turma para irmos a sala de informática assistirmos ao curta "De 10 a 14".
Após o término da exibição, voltamos a sala de aula e conversamos sobre qual seria a época em que a história do curta se passava, após, pedi para que todos os alunos olhassem, novamente, a lista e comparassem os sentimento/situações/ aspectos.
Os alunos perceberam que, em todas as épocas, existe esse estranhamento, essa magia, angústia, dores, amores, perdas, alegrias muito semelhantes; porém, verificaram também a presença da perda rápida e constante da inocência das crianças e adolescentes e do início de preocupações mais sérias como o nosso planeta, a realidade de sua família, de seus futuros.