Dúvidas, Medos, Curiosidades. O mundo das crianças.

Filme Utilizado Minhocas | Animação | De Paolo Conti | 2006 | 15 min | SP

Data da Experiência:17/08/2009

Disciplina(s): Língua Portuguesa

Temas transversais: Ética , Psicologia

Nível de ensino da turma*: Ensino Fundamental I

Autor do relato:josilene justino de azevedo

Instituição:ESC MUL ROSA FIGUEIREDO DE LIMA
| PB | CABEDELO
| Municipal
Analisar o comportamento das crianças em relação as suas curiosidades, dúvidas e medos, assim como a relação familiar e escolar e o seu papel de fundamental importância quanto ao esclarecimento dos questionamentos infantis.

Primeiramente foi feita uma conversa informal acerca do assunto, e foram destacados pelos alunos os seus principais medos, dúvidas e curiosidades. Após a discussão assistimos o curta, que por se tratar de uma animação despertou o interesse dos alunos, em seguida realizamos um debate entre os próprios alunos. Durante essa atividade eles expuseram muitos mais seus medos, suas curiosidades, suas dúvidas, o filme encorajou-os e o clima descontraído fez com que eles deixassem a timidez de lado. O mais interessante nessa atividade foi que as próprias crianças puderam ajudar seus colegas a esclarecer seus questionamentos. Formamos grupos e os alunos foram em outras salas para realizar esse mesmo debate, sempre sobre minha orientação. Fizemos produções textuais e realizamos uma exposição dos trabalhos. Convidamos os pais para participarem de uma reunião, e mostramos as produções textuais de seus filhos e pudemos perceber a surpresa de alguns ao ver o que foi relatado, pois muitos não tinham conhecimento do que foi dito pelas crianças.

Esse trabalho obteve um excelente resultado, pois se pôde conhecer melhor o mundo infantil além de estreitar laços na relação escolar e familiar. Os alunos passaram a se sentir mais a vontade em expor suas opiniões e de esclarecer suas dúvidas, muitos tinham vergonha de tirar dúvidas, acerca do conteúdo escolar e até mesmo de acontecimentos fora da escola e os pais passaram a ser mais assíduos na vida escolar de seus filhos. Foi uma experiência muito enriquecedora para todos.